Semana do Idoso tem programação com palestras e atividades culturais voltadas para a terceira idade

Evento destaca ações voltadas ao bem-estar, segurança e participação social dos idosos no município

Fonte: CenarioMT

A abertura da Semana do Idoso em Lucas do Rio Verde nesta terça-feira (01), no auditório dos Pioneiros, contou com boa presença de público, que acompanhou apresentação de danças e palestra sobre saúde com a médica Daniela Knobb. A Semana da Pessoa Idosa é promovida em parceria entre o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e a Secretaria de Assistência Social e Habitação e envolve diversas atividades, como palestras e apresentações culturais, visando à valorização e inclusão da pessoa idosa.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Belotti, destacou a importância da semana, que conta com o apoio de várias secretarias e parceiros. “É um momento de valorização da pessoa idosa, com atividades como danças e palestras orientativas, proporcionando atenção especial a esse público. Estamos comprometidos em garantir ações efetivas que atendam às suas necessidades, especialmente diante do processo de envelhecimento da população.”

[Continua depois da Publicidade]

Belotti ressaltou ainda os serviços oferecidos pelo município por meio dos CRAS e CREAS, voltados tanto para o atendimento individualizado quanto para aqueles em situação de vulnerabilidade. “Futuramente, teremos uma unidade de acolhimento para idosos em situação de abandono, o que reforça nosso compromisso com essa faixa etária.”

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, advogado Antonio Marcos, também celebrou o evento e destacou a importância de se valorizar a experiência e o entusiasmo dos idosos. “Eles têm muito a ensinar, e essa semana é fundamental para que a sociedade enxergue melhor os idosos. O Estatuto do Idoso garante proteção, mas é preciso fiscalização para assegurar que esses direitos sejam respeitados.”

[Continua depois da Publicidade]

Antonio Marcos também alertou sobre os riscos de golpes financeiros que afetam os idosos, como fraudes via WhatsApp e abusos em empréstimos bancários, pedindo maior cuidado e atenção para com esse público.

Dona Amélia Andreis, presidente do Clube Alegria de Viver, que promove atividades para idosos no bairro Veneza, expressou sua satisfação com o evento: “Esse movimento é muito importante. Veio para dar mais agilidade e vida aos idosos. Muitos que não tinham como sair de casa agora participam ativamente de atividades físicas e sociais.”

O prefeito interino, Marcio Pandolfi, reforçou o compromisso da gestão com a criação de políticas públicas voltadas aos idosos: “Desde o início, nossa gestão tem trabalhado em projetos de acolhimento e inclusão. Ouvimos os anseios dos nossos idosos e estamos colocando em prática ações que realmente fazem a diferença. A Semana do Idoso é mais uma oportunidade de avançarmos nessa construção.”

A programação da Semana da Pessoa Idosa em Lucas do Rio Verde segue até esta quinta-feira (03) com eventos que buscam promover a saúde, a convivência e o bem-estar dos idosos, reforçando a importância da inclusão social e do cuidado com essa população tão especial e que contribuiu ativamente para o desenvolvimento do município.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT