Agroindústria impulsiona geração de empregos em Lucas do Rio Verde e outras cidades de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Agroindústria impulsiona geração de empregos em Lucas do Rio Verde e outras cidades de Mato Grosso
Agroindústria impulsiona geração de empregos em Lucas do Rio Verde e outras cidades de Mato Grosso

Um levantamento realizado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) revela o vigor da agroindústria no estado, com destaque para a geração de empregos em dez municípios. Diamantino, Várzea Grande, Sinop, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Nova Marilândia, Sorriso, Barra do Bugres, Alto Araguaia e Cuiabá concentram mais de 60% das contratações do setor.

Nos primeiros seis meses de 2024, a agroindústria mato-grossense criou 4,9 mil novos empregos formais, representando um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. As atividades de abate de bovinos, fabricação de álcool e processamento de algodão lideraram a geração de vagas.

[Continua depois da Publicidade]

“Os dados demonstram a força da agroindústria na economia mato-grossense”, afirma Leonardo Zardo, supervisor do Observatório da Indústria da Fiemt. “As três atividades mais representativas do setor – alimentos, produtos químicos e biocombustíveis – concentram mais de 85% do valor bruto da produção industrial e mais de 77% do valor de transformação industrial.”

A relevância da agroindústria para o estado foi ressaltada pelo presidente do Conselho Temático da Agroindústria (Coagro) da Fiemt, Edinei Blasius. “É fundamental conhecer os números do setor para entendermos o seu papel no crescimento econômico de Mato Grosso”, destacou.

Apesar dos números positivos, o estudo também aponta para desafios, como a necessidade de qualificar a mão de obra. Com uma taxa de desocupação de apenas 3,7%, uma das menores do país, o estado enfrenta a demanda por profissionais especializados para atender a crescente demanda da indústria.

[Continua depois da Publicidade]

“Precisamos investir em educação e qualificação profissional para garantir que a indústria mato-grossense continue crescendo de forma sustentável”, afirmou Vanessa Gasch, diretora executiva do Mato Grosso Competitivo (MMTC).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.