Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28), o Governo de Mato Grosso anunciou o início de uma obra de retaludamento no paredão do Portão do Inferno, trecho que conecta Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães, a 65 km da capital.
Segundo a equipe técnica responsável, o governo fechou um contrato no valor de R$ 29,5 milhões com a empresa Lotufo Engenharia e Construção, que ficará encarregada do projeto. O prazo para a conclusão da obra é de até 120 dias, embora a data exata de início não tenha sido divulgada.
Para o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, o primeiro passo para o início de uma obra desse porte é a obtenção do licenciamento ambiental.
Um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Wilian Lopes, explicou que o retaludamento envolve a remoção do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que servirão como degraus para prevenir deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, eliminando a necessidade de passagem sobre o viaduto existente no local.
Segundo ele, o projeto também prevê um novo traçado para a rodovia no km 46, considerado um dos pontos mais críticos do trecho.
Com esse novo traçado, os motoristas que transitarem pela curva poderão contar com uma via mais segura, conforme destacou Willian.