Saúde atualiza cenário epidemiológico sobre a dengue em Lucas do Rio Verde

Em 2024, até fevereiro, foram 126 notificações de casos suspeitos, sendo 82 confirmados

Fonte: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya se apresenta com maior frequência no período do verão. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que os cuidados e a prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, devem ser feitas durante o ano todo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município está com casos dentro do esperado, conforme dados extraídos Sistema de Informação de Agravos de Notificações (Sinan).

[Continua depois da Publicidade]

Em 2024, até fevereiro, foram 126 notificações de casos suspeitos, sendo 82 confirmados. Nos demais foram 383 notificações e 197 casos confirmados, em 2023; já em 2022 foram 353 notificações e 262 casos confirmados.

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 39 Agentes de Combate as Endemias que atuam diariamente em cada imóvel de Lucas do Rio Verde, o que no momento corresponde a 97% de cobertura de imóveis. Além deles, outros dois atuam em pontos estratégicos e dois em bloqueio químico.

[Continua depois da Publicidade]

“Os sintomas da dengue se confundem com demais doenças, por isso ao apresentar febre, dor muscular, dor nos olhos e dor de cabeça, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde e evitar se automedicar”, aponta supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann.

— news —

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .