Acusado de participar de latrocínio de casal de idosos em São José do Rio Claro (MT) é preso em Dourados (MS)

O casal foi brutalmente assassinado no dia 11de agosto de 2021, na sede da propriedade rural no município de São José do Rio Claro, em Mato Grosso (MT).

Fonte: CenarioMT

Acusado de participar de latrocínio de casal de idosos em São José do Rio Claro (MT) é preso em Dourados (MS)

Um homem de 25 anos, um dos acusados de participação no crime de latrocínio (roubo seguido de morte) contra o casal Jairde Alexandre Martinez, 65 anos, e José Carlos Carrilho Martinez, 69 anos, foi preso pela 2ª Delegacia de Polícia Civil, no município de Dourados, em Mato Groso dos Sul (MS).

O casal foi brutalmente assassinado no dia 11de agosto de 2021, na sede da propriedade rural no município de São José do Rio Claro, em Mato Grosso (MT).

[Continua depois da Publicidade]

Na época, ao menos oito criminosos invadiram a propriedade, renderam e mantiveram em cárcere privado o casal, enquanto o bando separava cabeças de gado para roubar. As vítimas foram mantidas em cárcere privado e depois mortos de forma cruel.

Após o crime, o suspeito preso em Dourados nessa quinta-feira, 26 de outubro de 2023, estava foragido. Porém, já havia um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça do Mato Grosso em seu desfavor. O crimino foi condenado a mais de 50 anos de prisão.

[Continua depois da Publicidade]

Em Mato Grosso do Sul, ele usava documentos falsos e chegou a integrar uma facção criminosa era um dos responsáveis pelo transporte de drogas do Paraguai para Cuiabá (MT).

Porém, acabou se desentendendo com outros membros da facção e começou a trabalhar em uma fazenda como capataz, até ser preso pela Polícia Civil.

Entenda o caso

Quatro pessoas ficaram baleadas durante uma tentativa de roubo a uma fazenda, no início da noite de quinta-feira (12 de agosto de 2021) em São José do Rio Claro (MT).

 

O proprietário da Fazenda, José Carlos Carrilho Martinez, 69, ou ‘Zé Chinês’, como era conhecido, foi baleado e levado em estado grave para Cuiabá, onde passou por cirurgia. José permaneceu internado por alguns dias, mas não resistiu e morreu.

A esposa do produtor rural, Jairde Alexandre Martinez, 65 anos, infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu quando recebia atendimento médico ainda em São José do Rio Claro.

Dois dos criminosos trocaram tiros com a polícia e acabaram morrendo no confronto.

Guarnições da Cavalaria e Força Tática da PM frustraram a ação na fazenda, localizada as margens da MT-160, sentido o município de Nova Maringá (MT).

O ROUBO

Por volta das 09h00 da manhã de quarta-feira (11 de agosto de 2021), o casal foi rendido por pelo menos oito criminosos, que chegaram à fazenda fortemente armados.

O casal foi amarrado e sofreu diversas agressões por parte dos suspeitos.

O objetivo do grupo criminoso era roubar gado que pertence às vítimas. Antes da interceptação das equipes da Rotam e Cavalaria da Polícia Militar, os bandidos já havia separado ao menos 60 cabeças de gado que iriam levar.

No decorrer do dia, a PM recebeu informação de que uma picape Mitsubishi L 200, modelo antigo, estava circulando pela cidade com alguns homens em atitude suspeita.

No período da tarde as guarnições interceptaram o veículo em um posto de combustível e prendeu dois dos integrantes da quadrilha. Nesse momento, os bandidos confessaram que estavam na cidade para cometer roubo de gado e que tinham vindo de Chapada dos Guimarães. Para tanto, tiveram apoio de um suspeito (morto no confronto) que era morador de São José do Rio Claro.

Os criminosos confessaram que a outra parte do grupo estava na fazenda separando o gado para levar. Com a dupla, a polícia apreendeu armas de fogo e vários objetos.

Já estava noite quando as guarnições chegaram até a propriedade rural da família Martinez, e lograram êxito em interceptar alguns dos criminosos no pasto, usando a lanterna de um celular.

O suspeito teria investido contra a guarnição, quando iniciou o confronto.

Dois dos suspeitos foram baleados. Com eles, a equipe apreendeu uma pistola 9 mm e uma espingarda calibre 36.

Já no interior da casa, os militares encontrou o casal ferido e amarrado.

Os próprios policiais socorreram todos os feridos para um hospital em São José do Rio Claro. No hospital foi constatada a morte de Ida Martinez e dos criminosos baleados.

José Carlos foi estabilizado e transferido para um hospital em Cuiabá, onde morreu alguns dias depois.

A Polícia Militar e Polícia Civil iniciou uma força-tarefa para localizar os demais criminosos que figuram.

Os proprietários da fazenda são pioneiros em São José do Rio Claro e o crime chocou a cidade.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT