Um estudo científico da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, determinou o melhor horário para jantar, o que pode ser um fator determinante para evitar o excesso de peso e ter uma rotina saudável.
O horário é um fator importante a ser considerado, que deve ser combinado com os alimentos que compõem a dieta das pessoas para cuidar da saúde.
Em que consistiu o estudo sobre o melhor horário para jantar?
O estudo considerou 16 pessoas com problemas de obesidade ou sobrepeso, cujo comportamento alimentar foi submetido a análise.
Este grupo foi instruído a seguir uma determinada dieta, mas com dois horários de consumo diferentes. A primeira durou seis dias consecutivos e consistia em café da manhã, almoço e jantar; mas esta última refeição eles tiveram que comer seis horas e meia antes de ir para a cama.
O segundo plano, também com duração de seis dias, contemplava as mesmas três refeições, mas deveriam ser consumidas quatro horas depois do proposto no primeiro horário. Além disso, o jantar era servido duas horas e meia antes de ir para a cama.
Quais foram os resultados?
Em ambos os casos, os especialistas mediram hormônios reguladores do apetite ( leptina e grelina ), queima de calorias, células de gordura e temperatura corporal dos 16 participantes.
As principais conclusões foram que comer tarde da noite aumentou o apetite, houve menos gasto calórico e o armazenamento de gordura foi estimulado , de acordo com a mídia peruana.
Portanto, além de apontar que esses efeitos de comer tarde seriam as causas do ganho de peso a longo prazo, os pesquisadores estabeleceram que o melhor horário para jantar seria por volta das 19h30.
Se esse horário não for possível, porque é muito tarde ou muito cedo para algumas pessoas, a outra recomendação é fazer a última refeição do dia cerca de seis horas e meia antes de ir para a cama.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!