Veja tática infalível de mangusto para neutralizar veneno de cobra perigosa

Fonte: CenarioMT

Os herpestídeos são carnívoros de pequeno porte, com 1 a 5 kg de peso e 20 a 75 cm de comprimento. São animais compridos e alongados de patas curtas e cauda longa
Os herpestídeos são carnívoros de pequeno porte, com 1 a 5 kg de peso e 20 a 75 cm de comprimento. São animais compridos e alongados de patas curtas e cauda longa.

O mangusto é um pequeno mamífero carnívoro, que dentre seus pratos preferidos, estão algumas cobras super venenosas. Não é errado dizer que os mangustos são imunes ao veneno das mais peçonhentas serpentes.

Até mesmo, é capaz de suportar as picadas de uma cobra Naja Africana. O sistema de defesa do mangusto reage de forma positiva e extremamente rápida. No vídeo a seguir, por exemplo, o mangusto investe contra uma dessas cobras.

Após ser picado por diversas vezes, ele chega a desmaiar, tática muito usada para que possa se recuperar. Assista:

O Mangusto

O mangusto (Herpestidae) pertence a família de mamíferos da ordem Carnivora e estão presentes em florestas tropicais e também no deserto. São nativos do continente Africano.

Geralmente são animais pequenos que chegam no máximo a 5 quilos e 75 centímetros de comprimento. São ágeis caçadores, capazes até mesmo de enfrentar serpentes venenosas.

A cabeça é relativamente pequena com orelhas triangulares e pontiagudas. O focinho é afilado e triangular e é contíguo ao resto do crânio, por oposição aos viverrídeos que têm o focinho bem demarcado. Os olhos são relativamente grandes e apresentam uma pupila ovalada e horizontal. A maioria das espécies é uniformemente acastanhada, mas outras têm riscas.

O mangusto-amarelo (Cynictis penicillata) é um pequeno mamífero da família Herpestidae, que vive nas áreas do deserto do Kalahari e do Namíb e nas regiões áridas da Africa do Sul
O mangusto-amarelo (Cynictis penicillata) é um pequeno mamífero da família Herpestidae, que vive nas áreas do deserto do Kalahari e do Namíb e nas regiões áridas da Africa do Sul. Foto: divulgação.

A alimentação dos mangustos é diversificada, baseada em insetos, mamíferos pequenos, répteis e aves, ovos, raízes, frutos e bagas. Algumas espécies de mangusto são conhecidas pela sua facilidade em matar cobras venenosas.

Se você gostou deste post: Veja tática infalível de mangusto para neutralizar veneno de cobra perigosa  – vai gostar também de ler esta notícia: Grupo é surpreendido com enorme sucuri no rio

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.