Sorriso já tem autorizado novo viaduto na 163

Demandas vem sendo debatidas junto a empresários e agricultores

Fonte: Nádia Mastella

O Município de Sorriso já está autorizado a edificar um viaduto no perímetro urbano da BR-163, no km 749, ali na região próxima à Rodoviária, onde recentemente se instalaram atacadistas e loja de departamentos.

Secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, nesta manhã (10 de maio), na Rota do Oeste, ao coordenador de Faixa de Domínio, Wilmar Figueiredo dos Santos, o contrato em que a concessionária, com o devido aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autoriza que o Município possa erguer a estrutura, em parceria com a iniciativa privada.

[Continua depois da Publicidade]

As negociações para que o tráfego da região seja desafogado, o que, além de fluidez ao trânsito, trará igualmente mais segurança aos usuários da via, não são de hoje. Além da autorização, a Rota do Oeste também garantiu o projeto da estrutura. O desafio agora é a viabilização de recursos para a empreitada, que, segundo estimativas, deve ultrapassar R$ 20 milhões.

Ainda em 2020, o tema já vinha pautando o diálogo entre representantes do Executivo, empresários e loteadores, e uma articulação com a iniciativa privada pode ser a saída para a construção do elevado. “Termos o projeto pronto, em mãos, e a autorização da Rota e da ANTT já é um passo importante neste processo, crucial para que a evolução de nossa mobilidade urbana e, consequentemente para nossa expansão”, destaca Ednilson.

[Continua depois da Publicidade]

Estradas Vicinais

Ainda na capital do Estado, Ednilson  também avançou na busca de pavimentação de trechos de duas vicinais, a Lina Norte e a Travessa Morocó. O tema foi tratado junto à equipe da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e também no gabinete do governador Mauro Mendes.

Mesmo com o fim do programa estadual Agroestradas, em dezembro do ano passado, o projeto para asfaltar o trecho de 18,18 km da Linha Norte, entre a BR-163 e o Rio Celeste, deve sair do papel e se concretizar, literalmente, até 2024. Uma das condições colocadas pelo Estado para a análise da Linha Norte é a conclusão do processo de licitação para asfaltar outra vicinal, a Travessa Morocó, explica Ednilson, destacando que todas as etapas que dependiam do Município já foram cumpridas.

“Estamos à disposição da equipe do Estado e focados em dar sequência a este processo de pavimentação de nossas estradas vicinais, tão importante para a qualidade de vida das famílias que vivem no campo, assim como para a segurança de todos que transitam nestas vias, e, consequentemente, fator crucial para a continuidade do desenvolvimento não só de Sorriso, mas de toda a região”, pontua o secretário.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.