Após Lucas do Rio Verde ser selecionada entre dez municípios do Brasil, pelo instituto Rodrigo Mendes, para o projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, a Secretaria de Educação iniciou o processo de formação dos profissionais da rede municipal de ensino.
Foram inscritas dez escolas que atendem estudantes da educação especial: Pessoas com Deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com altas habilidades e/ou superdotação.
As aulas iniciaram em 15 de março e vão até 21 de junho, sendo transmitidas ao vivo a partir de um estúdio em São Paulo e acompanhadas pelos cursistas de maneira remota em suas respectivas cidades.
O assessor pedagógico, Valdir Moreira, explica que a formação envolve 40 profissionais da Educação de Lucas do Rio Verde, com objetivo inicial de apresentar a estrutura da formação aos representantes das escolas.
“Durante o curso, os participantes deverão elaborar e implementar um projeto que envolva estudantes e a comunidade. No segundo semestre, o instituto visitará os municípios contemplados para conhecer as propostas desenvolvidas nas unidades escolares. Em 2024, está prevista a formação de técnicos das secretarias municipais de educação, para a elaboração de políticas de formação em educação inclusiva”, detalha Valdir.
As formações são uma das ações previstas pelo projeto Alavancas, para a elaboração ou revisão de políticas voltadas à educação inclusiva. As atividades estão divididas em etapas, entre os anos de 2023 e 2025.