MPF acompanha repactuação do contrato da BR-163/364 e cobra construção de viaduto

Fonte: Vinicius Mendes - Gazeta Digital

Foto: Divulgação

Em portaria publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público Federal (MPF) a procuradora Marianne Cury Paiva instaurou procedimento administrativo para acompanhar a repactuação do contrato de concessão da rodovia BR 163/364, especificamente referente à construção do viaduto de acesso ao município de Nova Mutum (264 km ao Norte).

A procuradora citou que um inquérito civil apurou o suposto descumprimento contratual da Concessionária Rota do Oeste na construção do viaduto.

[Continua depois da Publicidade]

“O problema no acesso ao município envolve a própria regularidade atual da concessão da BR-163/364 pela Concessionária Rota do Oeste, questão que pode redundar na sucessão por outra empresa/consórcio, na repactuação dos termos da concessão pela própria ANTT e CRO, na devolução amigável ou, em último caso, na caducidade do contrato administrativo”, considerou a representante do MP.

Ainda disse que a questão está sendo acompanhada com o objetivo de “avaliar a regularidade da reprogramação dos investimentos feitos pela concessionária Rota do Oeste, com o aval do Governo Federal, na concessão da BR-163, inclusive com a busca do equilíbrio econômico-financeiro do contrato por meio da readequação do valor do pedágio”.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a procuradora ainda não há medidas judiciais ou extrajudiciais a serem adotadas para forçar a concessionária a iniciar a construção do viaduto, sobretudo por causa da falta de base contratual. Porém, pontuou que “tão logo o contrato de concessão seja saneado, a questão deve ser reavaliada”.

A representante do MPF disse que o citado inquérito civil perdeu seu caráter investigativo e tem servido apenas para acompanhar a repactuação do contrato de concessão.

Ela então decidiu instaurar o procedimento para acompanhar a repactuação do contrato de concessão da BR 163/364, “especificamente da matriz contratual estabelecida para construção de viaduto de acesso ao município de Nova Mutum”.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .