Projeto de enfrentamento à fome chega à aldeia indígena em cidade de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

O projeto Cibus – Você tem fome de quê?, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso,  chegou à Aldeia Wamariwê, no município de Canarana, distante 649 km  de Cuiabá. Aproximadamente 160 indígenas da etnia Xavante já iniciaram os preparativos para o plantio e manejo das hortaliças. Além da aldeia, 29 unidades de ensino foram contempladas com hortas do projeto.

A chegada dos insumos na aldeia foi comemorada por adultos e crianças. Foram entregues baldes, bandeja de germinação, luvas de borracha, pás, regadores, tesoura de poda, rastelo, mangueira, carrinho de mão, substrato de plantio, sementes, calcário, entre outros itens.

[Continua depois da Publicidade]

A coordenadora do projeto Cibus, promotora de Justiça Maria Coeli Pessoa de Lima, acompanhou a entrega dos insumos e adiantou que os canteiros já foram preparados. “Ao que tudo indica, em 20 dias teremos mudas nas bandejas e em 50 dias a horta já estará produzindo. Todos estão cheios de expectativas e animados com o projeto”, afirmou a promotora de Justiça.

Idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos e Segurança Alimentar, o “Cibus – Você tem fome de quê?  prevê várias ações com intuito de fomentar a implementação de mecanismos que visam garantir o efetivo acesso à alimentação adequada e de qualidade à população.

[Continua depois da Publicidade]

Entre as medidas previstas, estão a articulação com o Estado para a efetivação da Política de Segurança Alimentar, implantação de hortas nas instituições de ensino da rede pública de educação, como forma de incentivar a produção e o consumo de alimentos de qualidade, produção de vídeo educativo para alunos da rede pública de ensino, entre outras.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.