Lançado em Pernambuco o Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climáticas

Projeto estruturado pela área de clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) será responsável por sintetizar dados sobre o tema para subsidiar estratégias governamentais

Fonte: CenarioMT

Diego Galba (MCTI)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta quinta-feira (23/2), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climáticas (SIMAClim). O projeto é conduzido pela Rede CLIMA — rede de pesquisas vinculada ao MCTI — e terá investimento de R$ 10 milhões. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e foram liberados por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao MCTI.

O SIMAClim reunirá pesquisadores sêniores do Brasil e do mundo para trocar informações e realizar uma síntese robusta sobre temas de grande impacto global, relacionados às mudanças ambientais e climáticas. Esses assuntos serão identificados pela comunidade científica, pelo MCTI e pela própria sociedade. A ideia é que os relatórios produzidos pelo SIMAClim possam subsidiar o Estado brasileiro na tomada de decisões e na elaboração de estratégias e políticas públicas.

[Continua depois da Publicidade]

Há uma estimativa, de acordo com o coordenador da Rede CLIMA e vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, de que existam, atualmente, cerca de 15 centros de síntese no mundo. A iniciativa tem prazo de execução de 48 meses. Araújo ainda apresentou a proposta de criação do Centro de Estudos e Pesquisas Energéticas do Nordeste (Cepenne). A proposta é atuar na pesquisa e desenvolvimento nas áreas de eficiência energética, energia solar, eólica, biomassa, rotas tecnológicas de hidrogênio, energia de ondas, entre outras.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.