Prefeitura de Cuiabá estuda programa de controle de animais domésticos

Iniciativa, considerada inédita no Brasil, inclui microchipagem, carteiras digitais de vacinação e identificação, sistema de controle de castrações, adoções, emissão de certificados clínicos, entre outros, por meio do monitoramento.

Fonte: CenárioMT com Assessoria

Foto: Davi Valle/Ascom

Com a finalidade de contribuir para diminuição dos casos de abandono e maus-tratos contra os pets, a Prefeitura de Cuiabá, estrutura um projeto moderno e inovador de controle populacional direcionado aos animais domésticos.

A ação, considerada inédita no Brasil, inclui, por exemplo, microchipagem, carteiras digitais de vacinação e identificação, sistema de controle de castrações, adoções, emissão de certificados clínicos, entre outros, por meio do monitoramento.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a prefeitura, a ideia é de cobertura inicial de atendimento será de 20 mil animais, mas o contrato para prestação de serviços ainda não foi publicado e não teve valores empenhados. O trabalho, que somente será realizado após aprimoração, será executado por meio do Centro de Controle de Zoonoses, estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. O planejamento completo encontra-se em fase de formulação e, após o término, será oficialmente apresentado à população cuiabana.

Emenda

O projeto recebeu emenda de R$ 500 mil destinada pelo vereador da capital, Sargento Vidal e demais valores deverão ser aplicados pela Fonte 100 – não creditados até o momento, respectivamente.

[Continua depois da Publicidade]

“Todos nós precisamos do Poder Público e com os animais não seria diferente. Uma causa que sempre abracei, o respeito aos animais, resguardando os nossos queridos bichinhos da violência e maldade humana”, declarou.

Nos últimos seis anos, a administração atual tem se dedicado afinco na promoção da valorização e respeito à causa animal no município. Somente na legislação municipal, oito leis foram aprovadas por este motivo, resguardando a saúde e a vida dos indefesos.

Hospital veterinário

Recentemente o município lançou a unidade de saúde exclusiva para o atendimento e cuidado com os pets, o Hospital Veterinário Municipal (HVM), o Complexo Manchinha, localizado na Região Sul.

O investimento na edificação do projeto é de aproximadamente R$ 4 milhões. O prazo para conclusão é de 18 a 24 meses, um espaço de mais de quatro mil metros quadrados, onde 1.500 serão de áreas construídas, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE-MT).

O projeto foi idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS) e a Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA). Dentre os serviços que serão disponibilizados estão consultas, cirurgias, avaliações, enttre outros.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT