Espaço Vidas registrou mais de 3 mil atendimentos psicológicos a servidores neste ano

Nutricionista foi incluído nos serviços de apoio aos profissionais do Município

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

Com a missão de promover bem-estar físico e mental aos servidores, o Espaço Vidas registrou 3.338 atendimentos psicológicos de janeiro a dezembro deste ano. De responsabilidade da Secretaria de Governo e Administração de Lucas do Rio Verde, por meio do Departamento de Gestão de Pessoas, também são parte dos atendimentos da unidade serviços administrativos, serviço social, nutricionista, médico do trabalho e ações de coordenação, que somaram 14.024 atendimentos realizados.

Na Gestão Municipal, o trabalho de Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores (Vidas) é desenvolvido em diferentes abordagens, como a aprendizagem ativa, datas consideradas memoráveis, aprendizagem organizacional, monitoramento e avaliação da saúde dos servidores que buscam o apoio.

[Continua depois da Publicidade]

Uma melhoria incluída este ano aos serviços do Espaço foi o atendimento com nutricionista, que iniciou em outubro. Foram realizadas 67 consultas da especialidade, em alguns casos feitas em paralelo com o atendimento psicológico.

Para incentivar as práticas de bem-estar, uma das ações realizadas durante todo o ano foi a criação de campanhas mensais temáticas para tornar o ambiente de atendimento mais acolhedor, como o mês do agradecimento, da amizade e o Dia do Servidor. Nessas ocasiões, a equipe realizou a entrega de lembranças e homenagens aos profissionais do Município.

[Continua depois da Publicidade]

“As pessoas interagiram, elas chegam e se surpreendem quando veem o ambiente decorado e diferente do habitual, gostam muito, elogiam. É um local dedicado ao servidor, que precisa ser um local que ele se sinta bem”, disse a coordenadora da unidade, Simonia Anhaia de Mello, sobre o impacto positivo das campanhas.

No relatório deste ano, foram feitos, ao todo, 267 atendimentos de serviço social, 4.062 consultas com médico do trabalho e 988 atendimentos de coordenação, que incluem solicitação de processos de auxílio-doença, auxílio-funeral, seguro de vida e visitas domiciliares, por exemplo.

Além dos atendimentos, o saldo de protocolos registrados ao longo dos meses foi de 14.226. Os protocolos incluem o recebimento de documentos, como atestados médicos de afastamento do trabalho, atestados de acompanhante, declarações de comparecimento e certidões.

Em todos esses casos, o Vidas realiza acompanhamento com o servidor, seja por afastamento de suas atividades de trabalho, luto ou doenças na família, além de outras orientações a respeito da vida funcional do servidor.

“Nos atendimentos de psicologia, alguns até não querem ter alta porque gostam muito. Estamos tratando do sofrimento do servidor, que, com a ajuda da psicóloga, conseguem apoio e melhor controle sobre suas questões. No serviço de medicina do trabalho também somos muito atenciosos para verificar se o servidor está em boas condições de retornar ao trabalho ou se ainda precisa se recuperar”, explicou Simonia.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.