O hantavírus é um patógeno que pode ser encontrado em roedores em todo o mundo e tem a capacidade de infectar humanos, causando a síndrome cardiopulmonar por hantavírus , uma doença grave e com risco de vida.
Sua transmissão ocorre por contato direto ou inalação de partículas de dejetos animais, como urina, fezes ou saliva. Até mesmo tocar em itens contaminados, como ferramentas ou móveis, pode espalhar a infecção.
Uma das principais medidas de prevenção dessa doença é manter os locais limpos e arrumados, principalmente nas áreas rurais. Locais como armazéns e galpões devem ser removidos e ventilados, juntamente com a remoção de pastagens ao redor.
Quais são os sintomas hantavírus?
Uma vez que o vírus entra no corpo humano, a síndrome cardiopulmonar leva de uma a três semanas para incubar e então começam os primeiros sintomas.
As principais manifestações entre os infectados pelo hantavírus são:
- Febre ou aumento súbito da temperatura, acima de 38°C.
- Dores corporais, musculares e ósseas.
- Dor de cabeça.
- Mal estar, incomodo geral.
- Dor abdominal.
- Náusea e vomito.
Com o passar do tempo, esses sintomas pioram e, se não for feito o tratamento correto, ocorrem complicações pulmonares, principalmente devido ao acúmulo de líquido nos pulmões, o que pode levar à insuficiência respiratória em poucas horas .
Da organização médica chilena, eles recomendam ir imediatamente a um centro de saúde ou emergência se os sintomas aparecerem e se, além disso, houver a possibilidade de ter estado em contato com o vírus nas 6 semanas anteriores.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!