A amigdalite é uma doença que resulta da inflamação das amígdalas . Pode ser causada por colonização bacteriana, mas também pode ocorrer em pessoas com adenovírus , influenza e mononucleose (vírus Epstein-Barr).
Essas massas de tecido estão localizadas na garganta e atuam como a primeira linha de defesa do sistema imunológico, tornando-as particularmente vulneráveis a infecções ou inflamações simples.
Apesar de atuarem como uma linha de defesa, removê-los não gera uma mudança significativa, pois após a puberdade, reduzem seu trabalho dentro do sistema imunológico. De fato, acredita-se que essa seja uma das razões pelas quais os adultos não são tão afetados pela amigdalite quanto as crianças.
Além disso, em alguns casos, os médicos recomendam a remoção das amígdalas , especialmente quando os pacientes tiveram vários episódios graves de amigdalite.
Quais são os sintomas da amigdalite?
De acordo com o site oficial do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, os principais sintomas da amigdalite são:
- Dor de garganta.
- Problemas para engolir.
- Febre acima de 38°C.
- Tosse.
- Dor de cabeça.
- Dor de ouvido.
- Cansaço e mal-estar geral.
Segundo a organização britânica, a amigdalite não requer tratamento adicional e para se recuperar basta descansar. O desconforto pode ser controlado com paracetamol ou ibuprofeno , você também pode beber bebidas geladas caso sua garganta esteja muito dolorida e gargarejar com água salgada.
Quando devo ir ao médico?
Em geral, os sintomas produzidos pela doença podem ser sustentados por 3 ou 4 dias , mas os especialistas recomendam que, se persistirem por mais tempo, um médico deve ser consultado.
Além disso, quando a infecção é mais grave, pode produzir outros sintomas, como:
- Dificuldade em respirar ou beber líquidos.
- Baba excessiva.
Nestes casos também é recomendado consultar um médico.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!