Bispo Emérito de Sinop, Dom Gentil morre aos 82 anos

Morte foi informada pela diocese. Religioso estava internado em um hospital particular do município

Fonte: CenárioMT

Morreu nesta segunda-feira (31) em Sinop, o Bispo Emérito Dom Gentil Delazari. A morte foi confirmada pela diocese por meio de nota. Dom Gentil tinha 82 anos.

Segundo a Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop, o falecimento de Dom Gentil ocorreu às 21h15. Ele estava internado para tratamento de saúde.

[Continua depois da Publicidade]

Natural de Encantado (RS), Dom Gentil foi ordenado padre em 13 de julho de 1968, na cidade de Relvado-RS. Quando atuava nesta função, foi formador e Vice-Reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Arroio do Meio-RS, e também foi responsável pela formação dos seminaristas maiores de Santa Cruz do Sul, entre outras ações.

Foi ordenado bispo em 27 de março de 1994 em Lajeado- RS. Tomou posse como Bispo Coadjutor na Diocese de Sinop em 23 de junho de 1994 e em 1995 assumiu como Bispo Titular, onde pastoreou nossa diocese até 20 de janeiro de 2016.

[Continua depois da Publicidade]

Durante seu episcopado, todo ele vivido em na diocese de Sinop,  foi presidente do Regional Oeste 2. O Seu lema episcopal: “Preparai os Caminhos do Senhor” (Cf. Mt 3,3).

“A Diocese de Sinop-MT, agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana, e por seis anos permaneceu conosco como Bispo Emérito. O seu ministério episcopal foi caracterizado pelo Anúncio incansável do Evangelho, tornando Cristo mais conhecido e amado, conforme seu lema episcopal”, diz trecho da nota divulgada nesta segunda-feira.

O velório de Dom Gentil está marcado para esta terça-feira (01), na Catedral Sagrado Coração de Jesus. Haverá uma Santa Missa às 10h e às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguido do sepultamento na Cripta da Catedral do município.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT