Cerca de 900 animais são vacinados contra raiva na área rural de Lucas do Rio Verde

Segundo o balanço realizado pela Vigilância Sanitária, foram vacinados, 742 cães e 154 gatos

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

cerca de 900 animais sao vacinados contra raiva na area rural de lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou, neste sábado (23), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na área rural.

A vacinação contra a raiva em cães e gatos é anual e deve ser feita em animais a partir de três meses de idade. A vacina imuniza os animais contra a raiva, enfermidade que pode ser transmitida aos humanos pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas.

Segundo o balanço realizado pela Vigilância Sanitária, foram vacinados 742 cães e 154 gatos, totalizando 896 animais vacinados. A equipe percorreu casa a casa na Comunidade de Itambiquara, esteve na igreja em Campinho Verde e também nos dois PSFs rurais a fim de garantir que até mesmo as propriedades mais distantes e de difícil acesso tivessem seus animais vacinados.

“É sempre importante vacinar os animais e superarmos todos anos as nossas expectativas de doses aplicadas. Não deixe de vacinar seus bichinhos de estimação contra a raiva, além de poder transmitir a doença para os humanos, a raiva ainda pode matar o animal”, pontua o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Cleber Fernando Ananias.

A vacinação antirrábica em animais é importante porque a doença, além de ser letal, pode ser transmitida a humanos a partir da mordida de cães e gatos infectados. Os morcegos também podem ser transmissores da raiva.

“Vacinar é a melhor forma de proteger cães e gatos contra doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos”, discorre supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.

Importante lembrar que a campanha continua em ponto fixo, na Vigilância em Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, enquanto durarem os estoques. Os animais devem ser levados ao local de vacinação por um adulto, em guia e coleira. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte ou outro meio adequado.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.