Médicos e enfermeiros participam de simpósio sobre hipertensão arterial

Encontro marca o encerramento do ciclo de formações sobre o tema

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Com o foco na capacitação constante, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, no último sábado (24), o 2º Simpósio sobre o Manejo Clínico da Hipertensão Arterial na Atenção Primária em Saúde. O encontro foi realizado no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

Ao longo do dia, enfermeiros, médicos e convidados da região Teles Pires foram envolvidos em uma programação que tratava das doenças crônicas na atenção básica. Relacionado a isso, houve a explanação sobre a atuação do serviço de saúde no acolhimento e assistência, protocolos, cuidados e riscos da Hipertensão Arterial Sistêmica, atendimento focado no Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP), além de estudo de casos clínicos.

[Continua depois da Publicidade]

Os assuntos foram abordados pelos especialistas convidados pela secretaria, Dr. Fábio Argenta, cardiologista, e Dra. Ângela Sutter, nefrologista.

A formação deste sábado marcou o encerramento de um ciclo do Projeto de Intervenção In loco (PIL), realizado nas unidades. O trabalho é desenvolvido pela Escola de Saúde Pública Municipal e Comissão de Integração Ensino-serviço – CIES Municipal que, há cada três meses, discute um tema diferente com auxílio dos profissionais.

[Continua depois da Publicidade]

“Os médicos e enfermeiros foram o público-alvo desta capacitação por serem profissionais que atuam diretamente, não só na assistência, mas sim com as prescrições para esses pacientes”, destaca Tatiani da Rocha, coordenadora da Escola de Saúde e CIES Municipal.

A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, participou da roda de conversa e discussão de casos. Para ela, a capacitação oferece segurança ao profissional e um melhor atendimento ao paciente. “Ações como essa resultam em maior resolutividade na atenção primária de saúde, diminuindo os encaminhamentos para os especialistas, que muitas vezes acontecem sem necessidade. O nosso objetivo é esse, manter o processo de educação permanente, até porque os protocolos, as diretrizes clínicas vão modificando e nós precisamos estar atualizados para ofertar o melhor para nossa população”, destaca.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.