Lucas do Rio Verde retoma castração de cães e gatos na UPC

As atividades estão sendo realizadas conforme cadastros feitos pelo site

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa que retomou o programa de cirurgias de controle de natalidade de cães e gatos na Unidade Permanente de Castração (UPC). As atividades estão sendo realizadas desde terça-feira (13).

O projeto de castração de cães e gatos, no container instalado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, continua a atender proprietários ou tutores de cães e gatos, com baixa renda comprovada, animais abandonados errantes que por alguma causa estão em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, desde que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde.

[Continua depois da Publicidade]

Importante pontuar que cerca de 600 animais estão na fila de espera para realização do procedimento que havia sido paralisado após o falecimento da médica veterinária.

Quem já se cadastrou não perderá o cadastro e a equipe da UPC realizará contato. Os demais interessados podem solicitar castração através do link no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone (65) 92559-9604

[Continua depois da Publicidade]

Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Alpatas.

O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar conforme modelo no site.

Através da castração, uma série de problemáticas oriundas do descontrole populacional de cães e gatos do nosso município será evitada, promovendo um maior bem-estar a estes animais e à população.

Obrigações do proprietário ou tutor:

•    Fazer o cadastro;

•    Garantir que o animal esteja saudável, sem sinal ou sintoma de doença;

•    Animais devem estar de banho tomado, sem pulgas e carrapatos;

•    O animal precisa estar em jejum de 4 horas, água e comida (nem mais nem menos);

•    Trazer cobertas ou toalhas para aquecer o animal;

•    CACHORROS precisam estar de coleira (e focinheira caso sejam bravos);

•    GATOS precisam estar SEMPRE dentro de CAIXAS DE TRANSPORTES;

•    Fêmeas precisam de roupa cirúrgica ou de camiseta LIMPA recortada no tamanho do animal, ver foto abaixo de referência;

•    Realizar o exame de sangue (obrigatório) para cães, conforme orientação do médico veterinário;

•    Chegar no local da cirurgia com antecedência de 30 minutos; caso não estejam no horário estabelecido, não serão atendidos e voltarão para o reagendamento;

•    Cuidar do pós-operatório, administrando a medicação, observando os pontos e demais cuidados necessários de acordo com instrução do médico veterinário.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.