Desenvolve MT e AMM debatem parceria para fomentar o desenvolvimento econômico dos municípios

O objetivo é que a Associação Mato-grossense dos Municípios se torne a articuladora do trabalho integrado no interior

Fonte: CenárioMT

desenvolve mt e amm debatem parceria para fomentar o desenvolvimento economico dos municipios
Assessor Executivo, José Weber, Assessora Técnica Especial da Desenvolve MT, Julianna Castro, Presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga. - Foto por: Assessoria

O Presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, e equipe, reuniram-se com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, nesta quarta-feira (25.05) com o objetivo de debater parcerias para fomento das cadeias produtivas do estado de Mato Grosso.

Atualmente, 91 municípios operam sem agentes de créditos e apenas 50 possuem termo de cooperação. Os agentes de crédito são credenciados e capacitados pela Desenvolve MT para atuarem nas cidades mato-grossenses, na oferta de crédito e apoio aos associados e empresas que atuam nos segmentos representados da indústria, do comércio e setor de serviços.

“Municípios maiores com grande poder aquisitivo já estão sendo beneficiados pelas linhas de crédito,  queremos chegar também aos pequenos e médios municípios”, explica Jair Marques.

A intenção da parceria, é que a associação se torne articuladora na área de desenvolvimento econômico, intermediando o contato com os municípios do interior e compartilhando com a agência os diagnósticos realizados. 

[Continua depois da Publicidade]

Através do diagnóstico é possível oferecer soluções no âmbito de políticas públicas, trabalhar de forma integrada com os prefeitos, e até mesmo realizar o estudo para a criação do comitê de crédito municipal.

A AMM tem realizado o diagnóstico das cadeias produtivas em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), mas pretende realizar em outros municípios. “Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada são municípios em que queremos prestar o diagnóstico, para colocar todas as energias em uma única cadeia produtiva”, esclarece Neurilan Fraga, Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios.

(Com supervisão e edição de Livia Rabani)