Raríssimo polvo-véu é filmado por bióloga; assista

É apenas a 4ª vez que espécie foi avistada. Fêmea pode medir até 2 metros

Fonte: CenarioMT

É apenas a 4ª vez que espécie foi avistada. Fêmea pode medir até 2 metros
Foto: Reprodução Instagram/Jacinta Shackelton

Raríssimo polvo-véu foi filmado por uma bióloga na Grande Barreira de Corais, na Austrália.

Essa é a quarta vez que a espécie foi avistada na região, o que considera o polvo-véu, um animal raríssimo.

As imagens do polvo foram feitas pela bióloga marinha Jacinta Shackelton, que postou um vídeo e fotos do animal em seu Instagram.

ASSISTA:

[Continua depois da Publicidade]

Com sua longa cauda flutuante colorida, a espécie é tão rara que até hoje existem apenas quatro registros de avistamentos no local — o primeiro há 21 anos.

Em postagem no Instagram, a bióloga contou que chegou a ter dificuldades para continuar respirando com seu equipamento porque, emocionada, começou a gritar embaixo d’água ao se certificar de que era realmente um polvo-véu (Tremoctopus Violaceus Violaceus).

Ainda de acordo com Jacinta Shackelton, trata-se de uma fêmea, pois os machos da espécie são minúsculos e não possuem a cauda, que se assemelha a um véu.

Enquanto uma fêmea pode chegar a medir até 2 metros, um macho não passa de 2,4 centímetros.

A raridade dos avistamentos é atribuída ao fato de que a espécie vive principalmente em alto mar, muito longe da costa.

POLVO

Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, da ordem Octopoda (oito pés), possuindo oito braços fortes e com ventosas dispostos à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole, sem esqueleto interno (ao contrário das lulas) nem externo, como o argonauta. Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta, de mudar a sua cor (camuflagem, através dos cromatóforos), e autotomia de seus braços.

Os polvos possuem oito braços, ao contrário das lulas e sépias, que, além dos oito braços, possuem dois tentáculos. O hectocótilo que atua na hora da reprodução é um braço modificado. Dado que os seus membros são usados na locomoção, também se pode referir aos polvos como octópodes.

Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e outros invertebrados, que caçam com os braços e matam com o bico quitinoso. Ao longo do tempo, foram selecionados polvos com visão binocular e olhos com estrutura semelhante à do órgão de visão do ser humano, tendo percepção de cor. Tais características auxiliam esses animais na caça.

É apenas a 4ª vez que espécie foi avistada. Fêmea pode medir até 2 metros
Foto: Reprodução Instagram/Jacinta Shackelton

Se você gostou deste post: Raríssimo polvo-véu é filmado por bióloga; assista  – vai gostar também de ler esta notícia: Cobra cascavel e seus filhos foram salvos; assista agora

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.