CRE mostra gastronomia e artesanato do Sul e do Centro-Oeste do País nesta quinta-feira

Reunião na quinta-feira encerrará um ciclo que abrangeu as cinco região do Brasil

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

Leopoldo Silva/Agência Senado

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) dará sequência nesta quinta-feira (2), a partir das 10h, ao ciclo de debates sobre a internacionalização da economia criativa, da gastronomia e do turismo como indutores do desenvolvimento regional. Para fechar a primeira fase do ciclo com a participação de todas as regiões do Brasil, a audiência pública irá abordar as produções da Região Sul e Centro-Oeste.

A iniciativa é uma parceria da Comissão, presidida pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na sequência da audiência pública, será realizada degustação de comidas típicas do Centro-Oeste e do Sul no Restaurante dos Senadores.

[Continua depois da Publicidade]

Na véspera do evento, na quarta-feira (1º), também está prevista inauguração de uma mostra de artesanato no Espaço Ivandro Cunha Lima, reunindo trabalhos representativos das duas regiões, com a presença de diplomatas e autoridades nacionais e estrangeiras.

“O Senado está promovendo a cultura nacional e abrindo portas para gerar emprego e renda para nosso povo”, afirma a senadora Kátia Abreu, destacando que artesanato e culinária são setores com capacidade para impulsionar o crescimento, ao mesmo tempo em que promovem a inclusão social, a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. São setores que contribuem, ainda, para o desenvolvimento do turismo, atividade que tem efeito multiplicador na economia local.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, elogiou a iniciativa. “Feita a partir da criatividade e do trabalho dos artesãos do Brasil e dos chefes de cozinha brasileiros, o ciclo realizado pela CRE mostra que as pessoas estão motivadas e dispostas a trabalhar para que o Brasil venha a ser aquilo que nós queremos que o País seja, com prosperidade e desenvolvimento”.

Convidados

Participam da audiência o presidente do Sebrae; a vice-presidente do Conselho de Administração da Associação das Operadoras de Turismo (Braztoa) e diretora da Pomptur, Marina Figueiredo; o assessor da diretoria geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Antônio Henrique Borges Paula; a chef Ana Paula Jacques e o chef Paulo Coelho Machado Neto.

Na degustação de comidas típicas, além dos palestrantes, confirmaram presença os seguintes chefes: Juliana Barroso, Marcelo Augusto de Aquino Cotrim, Adriano Barrozo Di Renzo, Narvbal Correa e Marcos Livi.

Produções do Sul e do Centro-Oeste

Da arquitetura à alimentação, passando por festas típicas, o Sul recebeu influência de imigrantes alemães, italianos, poloneses e ucranianos. No artesanato, destaca-se a lã de ovelha, base dos cobertores, agasalhos, tapeçaria e decoração de ambientes. Na gastronomia, barreado, farofa de pinhão, carreteiro de linguiça e churrasco.

Diretamente ligado às influências indígenas e dos colonizadores que chegaram em comitivas à região, o Centro-Oeste produz rico artesanato em barro, tapeçaria, madeira, prata e pedras semipreciosas. Na gastronomia, não pode faltar arroz com pequi, pamonha, bolinho de arroz em Cuiabá e caldo de piranha.

O ciclo de debates sobre o tema faz parte de um dos eixos do plano de trabalho da comissão. As duas primeiras audiências aconteceram em setembro, destacando, respectivamente, as particularidades da Região Norte e da Região Sudeste. O potencial turístico da gastronomia nordestina foi o tema da última audiência pública sobre o tema, realizada no final de outubro.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .