Prefeitura realiza roda de conversa sobre o Dia da Consciência Negra

Com transmissão ao vivo, convidados debateram o tema para reflexão da sociedade

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

prefeitura realiza roda de conversa sobre o dia da consciencia negra
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Celebrado no Brasil em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra foi oficialmente instituído através da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data é relacionada à morte de Zumbi dos Palmares (20 de novembro de 1695), um dos grandes símbolos da luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil.

Para somar às reflexões do dia, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Assistência Social e de Cultura, realizou uma live, nesta sexta-feira (19). Os convidados para o debate foram a secretária-adjunta de Assistência Social, Débora Cristina Carneiro, o secretário de Finanças, Giovani Rodrigues da Silva, a professora e supervisora do Colégio La Salle, Magda Leite Borges, e a jornalista Lina Omar Obaid.

Através de uma roda de conversa, os convidados discorreram temas relevantes para a sociedade, como: cotas sociais, preconceitos, moda, estilo, inclusão social.

Para Débora Carneiro, a live foi algo inédito. “Fiquei muito feliz em participar desse momento, que está sendo único na cidade. Lembrando que quando falamos deste dia, não mencionamos de fato a cor da pele, mas sim de termos consciência social”, enfatiza.

[Continua depois da Publicidade]

Giovani Rodrigues da Silva explicou que a data é para lembrar que todos têm seu local de pertencimento na sociedade. “Meu recado a todos os negros e negras é para que ninguém baixe a cabeça em algum momento de racismo. Busque sempre o conhecimento, estude. É o conselho que tive dos meus pais e passo para os meus filhos”, explicou.

Lina Obaid, jornalista e residente de Lucas do Rio Verde há 7 meses, é natural da Líbia (região norte da África) e mora no Brasil há 20 anos. Para ela, o evento contribui para seu crescimento profissional e pela luta de inclusão. “Eu recebi o convite com gratidão e muita alegria. Me senti super representada e, desde a minha vinda para Lucas, eu venho me sentindo muito bem acolhida. Eu agradeço muito por ter essa visão de inclusão não só social, mas de inclusão cultural dessa diversidade que é a nossa riqueza”, definiu Lina.

A educadora Magda Borges abordou sobre o racismo no âmbito escolar para a live. “Esse momento proporcionado é muito necessário. É importante refletir, mostrar para as pessoas que a diferença da cor da pele ou de qualquer outro tipo de racismo não pode acontecer e que a sociedade precisa falar sobre isso. Todos devem se colocar no lugar do outro, que trabalhem todos os dias a empatia e que deixem prevalecer o amor”, pontuou a professora.

Para quem não conseguiu assistir a live, pode acessar este link – https://www.facebook.com/watch/?extid=CL-UNK-UNK-UNK-IOS_GK0T-GK1C&v=1221071631712159.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.