Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza ações para os 21 Dias de Ativismo 

Luta pelo fim da violência contra as mulheres será marcada com programação através da Secretaria de Assistência Social e parceiros

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

prefeitura de lucas do rio verde realiza acoes para os 21 dias de ativismo 
Ascom Prefeitura/Patricia Pires

A Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde preparou uma programação especial para marcar a campanha mundial pelo fim da violência contra a mulher. No Brasil, a campanha é de 20 de novembro a 10 de dezembro e é chamada 21 Dias de Ativismo, pois inclui o Dia da Consciência Negra, pela dupla vulnerabilidade da mulher negra.

“A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Contamos com a participação da sociedade luverdense para mais conhecimento do assunto e saber a importância de discutirmos soluções e evitarmos que mais mulheres da nossa cidade virem estatística”, frisou a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.

A programação no município conta com parcerias. A Secretaria de Cultura realiza, nesta sexta-feira (19), às 18h, a Roda de conversa: negritude luverdense – espaços de fala e atuação na sociedade, no auditório da Prefeitura. Um minidocumentário sobre o tema também será apresentado aos convidados.

Digitais influencers de Lucas do Rio Verde contribuirão para a divulgação da campanha, reforçando as atividades da programação em suas redes sociais.

[Continua depois da Publicidade]

O Creas dará continuidade no projeto ‘Precisamos Falar’, onde a equipe debate a respeito da violência contra a mulher, tendo os homens como público-alvo. O projeto foi criado na Campanha Agosto Lilás, deste ano. (linkar – https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias/?text=assistencia-social&cod=8999)

No dia 26 de novembro, no auditório da Prefeitura, a partir das 9 horas, a cidade contará com a presença da vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e coordenadora do CEMULHER (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e a desembargadora Maria Erotides Kneip para discutir futuros projetos sobre o tema. As reuniões envolverão a sociedade luverdense, a Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher de Lucas do Rio Verde e equipe da Assistência Social.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lucas do Rio Verde realizará uma panfletagem pelas ruas do município. Para fechar a programação, será realizada uma caminhada no dia 11 de dezembro, às 16 horas, com saída nas redondezas da Igreja Rosa Mística. O trajeto será até a Praça da Liberdade, no Mercado do Produtor, onde será realizado um apitaço e outras atividades para chamar a atenção para o tema.

Origem

Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.