Cemitério Jardim da Paz recebe familiares nesta terça-feira (02) no Dia de Finados

Tradicional Missa Campal será às 7h; cemitério já recebeu melhorias para a data

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

cemiterio lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

O Cemitério Municipal Jardim da Paz já recebeu as devidas melhorias para a visita dos familiares e entes dos sepultados no local para o Dia de Finados, nesta terça-feira (02). A tradicional Missa Campal será às 7h, dentro do cemitério.

Desde o último sábado (30), até a terça-feira, o funcionamento está estendido – 7h30 às 17h30 –, sem o fechamento para almoço. Em dias normais, o cemitério fica aberto das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

[Continua depois da Publicidade]

A Prefeitura alerta os visitantes sobre os vasos e pratinhos de flores, que devem conter areia ou serem furados para não acumular água para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

A pasta também ressalta que é proibido acender velas na grama, a fim de evitar acidentes. O indicado é utilizar castiçal ou o cruzeiro central.

[Continua depois da Publicidade]

Alerta para o recadastramento

No Dia de Finados, haverá um mutirão para realização do recadastramento, que deve ser feito pelos familiares dos entes sepultados no Cemitério Jardim da Paz.
Desde o começo deste ano a Secretaria de Planejamento e Cidade tem trabalhado no recadastramento dos túmulos existentes no cemitério, devido à capacidade da unidade, que está próxima da lotação.

Até o momento, apenas 44% dos túmulos existentes receberam atualização do cadastro. No total são 3.635 sepulturas existentes no cemitério, porém, apenas 1.616 recadastramentos foram realizados.

Também é possível fazer o procedimento de forma on-line ou pessoalmente na Secretaria de Planejamento e Cidade, no Paço Municipal. Caso o recadastramento não seja feito no prazo, haverá a abertura e retirada dos restos mortais, posteriormente levados ao ossuário municipal.

O recadastramento é obrigatório, previsto no Edital nº 001/2021, publicado em abril deste ano pela Secretaria de Planejamento e Cidade. Nesses termos, os túmulos vazios serão utilizados para novos sepultamentos, conforme a necessidade do Município.

Confira como fazer o recadastramento:

O recadastramento pode ser feito on-line, no site da Prefeitura, na página da secretaria. Confira o passo a passo, também disponível no Youtube:
1 – Acesse o site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde (lucasdorioverde.mt.gov.br).
2 – Deslize a tela até o fim e selecione a Secretaria de Planejamento e Cidade.
3 – Do lado direito da tela, selecione o atalho “Cemitério – Recadastramento”.
4 – Uma nova janela será aberta, com o nome “Atualização Cadastral – Cemitério Jardim da Paz”.
5 – Na aba de pesquisa do canto esquerdo, digite o nome do falecido para o qual haverá a atualização.
6 – Com a caixa de cadastro aberta, selecione a opção “mais info”.
7 – Uma nova aba será aberta. Preencha todos os campos obrigatórios e clique em salvar.

Para quem não tem acesso à internet ou tem dificuldades para realizar o procedimento, é possível comparecer na administração do cemitério para atualizar o cadastro. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência (do responsável) e a certidão de óbito do familiar.

Feriado de Finados deve ser de chuva em Lucas do Rio Verde

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.