General de Chávez diz que Venezuela financiou Lula

Acusação de Hugo Carvajal foi feita à justiça espanhola por meio de uma carta enviada ao juiz Manuel García-Castellón

Fonte: CenárioMT

lulaclose 750x440 1

O ex-chefe de inteligência militar chavista, Hugo Armando Carvajal Barrios, conhecido como Pollo Carvajal, afirmou que a Venezuela financiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros políticos brasileiros de esquerda.

A declaração de Hugo Armando Carvajal Barrios se deu à justiça espanhola por meio de uma carta enviada ao juiz Manuel Garcia Castellon. Ele foi preso no último mês, em Madrid, e era considerado o fugitivo mais procurado dos Estados Unidos.

Carvajal, que foi preso no mês passado, em Madri, e era considerado o fugitivo mais procurado dos Estados Unidos por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e colaboração com as forças armadas revolucionárias da Colômbia, as FARC, deu a declaração à justiça espanhola por meio de uma carta enviada ao juiz Manuel García-Castellón.

O general chavista disse que os governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro enviaram dinheiro a partidos e políticos de esquerda de países europeus e da América Latina, incluindo o Brasil, a Argentina e a Bolívia.

[Continua depois da Publicidade]

Ele não detalha como se daria o pagamento, mas assegurou que o esquema de financiamento ilegal durou pelo menos 15 anos. Segundo Carvajal, foram beneficiados os ex-presidentes Lula, Néstor Kirchner e Evo Morales.

Até o momento, Carvajal continua preso na Espanha e sua extradição para os Estados Unidos é negociada.

Em nota, a assessoria de Lula negou que ele tenha recebido dinheiro da Venezuela e que todos do ex-presidente foram quebrados e nenhuma irregularidade encontrada.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.