Prefeitura de Lucas do Rio Verde conta com fonoaudióloga para atuar na rede municipal de saúde

O objetivo da Secretaria de Saúde é reduzir a fila de espera da especialidade

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

prefeitura conta com fonoaudiologa para atuar na rede municipal de saude
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Uma das demandas na Central de Regulação de Lucas do Rio Verde é a consulta com especialista. Entre elas está a fonoaudiologia, especialidade que trata do desenvolvimento da voz e fala, da comunicação de forma geral, especialmente em crianças. A partir de agora, a Secretaria de Saúde passa a contar com uma profissional para atuar atendendo os pacientes da rede pública do município.

A profissional, que já está atendendo desde a última segunda-feira (19), terá 40 horas semanais de atuação. Dessa carga horária, metade será no Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) e a outra metade com as crianças do Anjos da Escola, programa voltado para crianças e adultos que têm alguma dificuldade que possa comprometer o aprendizado.

“Ter um profissional da fonoaudiologia inserido na equipe multidisciplinar é de suma importância visto que as áreas de atuação são muito abrangentes. Entre elas podemos citar: audiologia, voz, fonoaudiologia hospitalar, educacional, linguagem e saúde coletiva”, destacou a fonoaudióloga, Maiara Cardoso.

No CAM, a profissional também deve fazer acompanhamentos relativamente mais complexos, atuando no tratamento de pacientes de pós-internação prolongada que precisam de reabilitação após a alta hospitalar.

[Continua depois da Publicidade]

A secretária-adjunta de Saúde, Karina Xavier, estima que haverá uma redução da fila de espera pela especialidade. “A gente entende que com a disponibilidade da profissional essa fila deve ter mais celeridade. Mas nós continuamos buscando mais um profissional para atuar especificamente no CAM”, afirma Karina.

Com a expectativa de andamento na fila, é importante que os pacientes com encaminhamento para a especialidade se mantenham atentos aos telefones cadastrados na rede pública de Saúde. “Em todos os atendimentos por agendamento é muito importante que o cadastro do usuário esteja atualizado, porque o contato sempre será por telefone”, explica Karina.

O cadastro do paciente pode ser atualizado em qualquer PSF. A Secretaria está realizando uma busca ativa no sistema para filtrar os pacientes que ainda estão aguardando pela consulta.

Uma das grandes dificuldades encontradas pelo Município é a falta de profissionais com interesse em atuar na rede pública de saúde. Além das contratações por empresas terceirizadas e organizações sociais, desde 2020, está em aberto o Credenciamento n° 012/2020, com o objetivo de contratar médicos especialistas em diversas áreas para trabalhar na cidade. O prazo final do edital vencia em abril de 2021 e já foi prorrogado no intuito de atrair novos interessados.

Conforme o edital, as especialidades abertas para credenciamento são: ortopedia, exames de imagem, pediatria, urologia, pneumologista, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, neurologia, exames de ultrassonografia, psiquiatria, consultas médicas de cirurgião geral e pequenas cirurgias, cardiologia, gastroenterologia/proctologia, exames de saúde auditiva, neuropediatria, dermatologia, otorrinolaringologia, procedimentos frenectomia, infectologia, odontologia, exames de anatomopatológicos, exames citopatológicos saúde bucal e exames laboratoriais.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.