Sema e Comitê visitam áreas degradas na Reserva do Cabaçal

A equipe visitou especialmente pontos que apresentavam voçorosas, grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas

Fonte: CenárioMT

Cachoeira Chuva de Prata, Reserva do Cabaçal - Foto por: CBH Cabaçal

A Gerência de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Cabaçal fizeram visita técnica em áreas degradadas na Reserva do Cabaçal. A equipe visitou diversos pontos, em especial os que apresentavam voçorosas, grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas.

De acordo com o gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema, Leandro Obadowiski, as visitas serviram como um ponto de apoio para os futuros projetos de recuperação ambiental.

[Continua depois da Publicidade]

“Fizemos algumas visitas em áreas onde foram feitos projetos ambientais e também em outras que apresentam problemas, como voçorocas, para que a gente consiga conhecer essas áreas e entender melhor onde precisamos atuar”.

Para o vice-presidente do CBH do Cabaçal, Evandro André Félix, observar as áreas degradadas fez acender um sinal de alerta para o Comitê, principalmente com relação às cachoeiras.

[Continua depois da Publicidade]

“Constatamos que se não cuidarmos das nascentes, das Áreas de Proteção, vamos ficar sem um dos grandes potenciais da região, que é o turístico. São belezas muito vulneráveis e que dependem das condições ambientais, que estão ameaçadas”, afirmou.

Além de Leandro e Evandro, participaram também das visitas o presidente do Comitê, José Aparecido Macedo.

Antes da visita técnica membros do CBH do Rio Cabaçal se reuniram com representantes das prefeituras de Araputanga, Lambari D’Oeste, Salto do Céu e Reserva do Cabaçal, com objetivo de estabelecer parcerias com a ampliação das ações de recuperação ambiental.

Conheça os Comitês

Os CBHs são instituídos por Lei e faz parte do Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso, composto pelos Comitês de Bacias Hidrográficas; Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CEHIDRO e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT, Órgão Coordenador/Gestor de Recursos Hídricos.

Conhecidos como o “parlamento das águas”, os Comitês de Bacia Hidrográfica atuam como pontos de discussão e deliberação a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

Em Mato Grosso, atualmente, são 10 CBHs atuantes em diversas regiões, sendo eles: CBH Covapé, CBH Sepotuba, CBH Baixo Teles Pires, CBH São Lourenço, CBH Alto Teles Pires, CBH Cuiabá, CBH Cabaçal, CBH, Rio Jauru, CBH Médio Teles Pires e CBH Alto Araguaia.

*Supervisão de Texto de Renata Prata

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .