Como Funciona o Programa Para Fazer TCC Grátis

Fonte: CenárioMT

TCC Grátis

Se tem uma coisa que tira o sono de muitos estudantes é como formatar trabalhos acadêmicos. Especialmente o TCC, organizar a monografia deve estar entre um dos pesadelos mais recorrentes dos alunos. Mas nada disso é necessário. 

São muitas as dúvidas, desde como estruturar o trabalho, até mesmo sobre afinal TCC o que é? Respondendo este questionamento, TCC nada mais é do que um Trabalho de Conclusão de Curso, o qual o aluno deverá entregar como forma de avaliação final para obtenção de grau

Respondida a pergunta, neste artigo, vamos te mostrar algumas ferramentas que podem ajudar na hora de organizar a monografia, desde ferramentas de edição, até mesmo uma ferramenta de desenho de imagens, para ajudar aqueles que usarão gráficos em seus trabalhos. Se quiser saber mais sobre programa para fazer TCC grátis, continue lendo.  

As Ferramentas Para Formatar TCC Automaticamente

Como as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas tiram o sono dos estudantes, muito se fala nas ferramentas gratuitas de edição de trabalhos. Mas elas são seguras? Vale lembrar que ao fazer o download de um programa na Internet, o mesmo pode vir acompanhado dos famosos vírus. Por isso, ao realizar o download de qualquer ferramenta faça uma análise de antivírus para proteger seu computador.

[Continua depois da Publicidade]

Uma norma técnica (ou padrão) é um documento, produzido por um órgão oficial acreditado para tal, que estabelece regras, diretrizes, ou características acerca de um material, produto, processo ou serviço.

Dito isso e esclarecido acerca das normas, vamos ver um programa para fazer TCC online grátis, bem como outras ferramentas.

Word

Um editor de texto para TCC bastante comum é o Word. Se trata talvez de uma das mais populares ferramentas de edição de texto. Ao usar o Word você pode digitar e formatar todo o texto do seu trabalho, o manuseio da ferramenta não apresenta nenhuma dificuldade, além de ser gratuito.

Menthor

Se o seu desejo é de formatar TCC online grátis, uso o Menthor, assim você não precisa mais se preocupar com a estruturação correta de acordo com a ABNT, o programa já faz o serviço para você. Ao fazer as referências ele já as coloca de acordo com as normativas, fazendo com que você não tenha que se preocupar com esse passo que também é super importante no trabalho.

FastFormat

Para corrigir os trabalhos, existe uma ferramenta que identifica os erros e corrige para o estudante, a FastFormat. Um plus desse programa é que além de formatar de acordo com as normas, ele também oferece a opção de formatar publicações para revistas científicas, ou seja, aqueles que desejam dar continuidade a vida acadêmica, podem transformar seus trabalhos em artigos científicos com a ajuda da ferramenta.

Digitação por voz

Para aqueles estudantes que possuem alguma limitação que os impedem de digitar, o Google Docs, tem um digitador por comando de voz que vai resolver todos os seus problemas. Com ele você pode ditar as palavras através do comando de voz e o Google transformará em palavras escritas, facilita muito a vida daqueles que não conseguem digitar devido a alguma limitação. 

Plagium

No caso de software para descobrir plágio no TCC, recomendamos o Plagium, antes de entregar o trabalho, sempre confira os arquivos em busca de plágio. A detecção de plágio por parte da banca examinadora pode zerar o seu trabalho, portanto muito cuidado. Recomendamos que a cada parte do trabalho que for sendo concluída o estudante utilize o programa para buscar por plágio.

Canva

Através do Canva é possível criar imagens de gráficos para utilizar na monografia, além disso o site oferece a opção de criar uma apresentação, a qual você poderá utilizar para criar a sua apresentação de TCC. A aplicação é gratuita, oferecendo também o recurso pro, para aqueles que gostariam de utilizar os recursos adicionais.

Google Forms

Para aqueles estudantes que farão uma pesquisa e análise de dados, o uso do Google Forms é uma excelente pedida. Através dele é possível criar formulários de forma bem simples e fácil, além de gratuito. Você poderá também, criar planilhas e outros documentos. 

PDF

Outro programa bastante utilizado pelos estudantes que estão prestes a realizar a sua monografia é o Adobe Acrobat, através dele você pode abrir os arquivos PDF, ler textos, deixar comentário e muito mais. Uma dica que damos para os alunos é na hora da impressão do trabalho, salvá-lo em formato de PDF na hora de imprimir, principalmente se você for imprimir o trabalho em lan houses, pois isso evitará que a formatação do documento seja bagunçada.

[Continua depois da Publicidade]

Como formatar texto online?

Para fazer isso você pode usar um editor de texto, com os editores você poderá usar a formatação desejada em seus trabalhos. Alguns editores já formatam automaticamente, em outros é necessário a formatação manual, mas basta observar as normas ABNT e segui-las como espaçamento entre linhas de 1,5, fonte 12 para texto normal, Arial ou Times New. Para saber melhor as regras consulte as normativas. 

Alguns editores são:

  • Google docs;
  • Word;
  • PDF;
  • Google forms;
  • Menthor.

Como corrigir meu TCC online?

Para isso você pode contratar um revisor de trabalhos acadêmicos, ou você próprio pode verificar se seu trabalho se encaixa nas normas da ABNT e ajustá-lo. Uma dica preciosa, é observar as normas da ABNT antes de iniciar a confecção do trabalho acadêmico. Dessa forma, você já começa a redigi-lo dentro das normas. 

Existem alguns programas que corrigem de forma automática a ortografia, o estilo de escrita e outros, o FastFormat é uma delas. Uma dica preciosa antes de começar a confeccionar os trabalhos acadêmicos é sempre buscar se informar na sua instituição de ensino, se há alguma exigência além das normas ABNT. Pois, algumas instituições cobram peculiaridades acerca da estrutura dos trabalhos acadêmicos. 

Dicas Finais Sobre o TCC

Separamos aqui algumas dicas finais sobre o que fazer na hora de confeccionar o TCC. Vejamos:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Colocar referências bibliográficas de cada citação que usar, dos livros que utilizar para fazer a pesquisa, de todas as obras, artigos e mais documentos usados diretamente ou indiretamente.

PESQUISAS

Realizar uma pesquisa profunda sobre o tema a ser discutido. Desde a elaboração do projeto de pesquisa, a realização de pesquisas aprofundadas é peça chave para uma boa monografia.
CRONOGRAMA Como se trata de um trabalho extenso, podendo levar meses, a realização de um cronograma, ajudará a poupar e otimizar o tempo gasto.
PLÁGIO Sempre revise os textos e utilize uma ferramenta para verificar o plágio antes de entregar.

 

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas, longe do que muitos estudantes pensam elaborar um TCC não é nenhum bicho de sete cabeças. Apesar de ser uma tarefa complexa devido a extensão do trabalho, não é impossível. E com a ajuda de ferramentas que formatam o trabalho de forma automática se torna ainda mais fácil. Um abraço e até a próxima.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.