Sinop começa a vacinar trabalhadores da educação contra Covid-19

Fonte: CENÁRIOMT

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Sinop iniciará, nesta quarta-feira (09), a vacinação em primeira dose contra a Covid-19 para os trabalhadores da educação que atuam nas redes de ensino público (municipal, estadual e federal) e privadas. O processo ocorrerá de forma escalonada, a partir da educação infantil, para os profissionais de creche. Depois será a vez dos profissionais do ensino fundamental I e, em seguida, fundamental II e ensino médio, finalizando com o ensino superior.

Para evitar aglomerações e atender às medidas de biossegurança devido a pandemia, a vacinação seguirá o formato Drive-Thru, das 14h às 20h, no Centro de Eventos Dante Martins de Oliveira, localizado na Avenida Alexandre Ferronato, Cidade Jardim.

[Continua depois da Publicidade]

Todos os cargos da área educacional serão contemplados. Ou seja, além dos professores, serão vacinados, também, merendeiros, porteiros, funcionários da área administrativa das instituições de ensino, técnicos de desenvolvimento infantil e vários outros cargos, que são igualmente imprescindíveis para o funcionamento de uma escola ou faculdade.

Assim como ocorreu com os trabalhadores da saúde, no ato da vacinação, será obrigatório comprovar o vínculo trabalhista, com assinatura e carimbo do responsável pela instituição de ensino, além da apresentação documento de identificação com foto e carteira de vacina.

[Continua depois da Publicidade]

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte ressalta que é de responsabilidade de cada instituição de ensino enviar a lista de trabalhadores a serem vacinados, conforme modelo enviado pela Secretaria, para maior controle daqueles que realmente estão atendidos pela determinação do Plano Nacional de Imunização – PNI, do Ministério da Saúde.

Para a secretária de Educação, Sandra Donato, este é um momento impar e muito desejado pelos profissionais da educação. “Estarmos sendo contemplados, neste momento, com Plano Nacional de Imunização, é uma grande conquista pra nós, da educação, que tanto desejamos por isso. Com a imunização dos nossos profissionais, eles terão mais segurança para atuarem em sala de aula, e continuar educando nossos alunos com qualidade e mais segurança”, frisou a gestora.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VACINAÇÃO:

Na quarta-feira (09/06), serão imunizados os trabalhadores da educação que atendem alunos com deficiência e, também, trabalhadores da educação infantil das redes municipal e particular.

Na quinta-feira (10/06), será a vez dos trabalhadores do ensino fundamental das redes municipal, particular e estadual dos anos iniciais (1º ao 6º ano).

 

PRÓXIMA FASE:

Os trabalhadores do ensino fundamental, anos finais (7º ao 9º ano), ensino médio, cursos profissionalizantes e EJA, serão atendidos em calendário posterior, ainda a ser divulgado, pois é necessário aguardar novo repasse de imunizantes por parte dos governos Federal e Estadual.

ATENÇÃO:

Neste plano, não serão contemplados os trabalhadores menores de 18 anos; grávidas e puérperas com comorbidades e que já estão sendo contempladas na convocação específica (por agendamento); pessoas que receberam quaisquer outras vacinas nos últimos 14 dias e, também, aqueles trabalhadores que se enquadraram na fase por idade ou por comorbidade (18 anos acima) e que, com isto, já receberam primeira e segunda dose.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.