Operação conjunta aperta o cerco contra a dupla álcool e direção em Sorriso

Fonte: CENÁRIOMT

Forças de segurança do Município e do Estado focadas no combate à dobradinha que pode ser mortal: álcool e direção. Das 21h de sexta (21) até as 3h de sábado (22), foi desencadeada  mais uma edição da Operação Lei Seca em Sorriso, sob a liderança da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), com participação da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil (PJC), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e da 37.ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).  Além da Guarda Municipal de Trânsito (GM), que integra a Semsep, a Prefeitura também foi representada por técnicos do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e da unidade do Procon de Sorriso.

No intervalo de tempo em que as equipes ficaram no trecho entre as avenidas Blumenau e Brescansin, 612 veículos passaram pelo local e 238 foram abordados para que seus condutores fizessem o teste do etilômetro.  Neste grupo, cinco condutores se recusaram a fazer o teste, sendo que um destes foi encaminhado à PJC por apresentar visível estado de embriaguez.

[Continua depois da Publicidade]

No universo dos 238 abordados e 233 testados, 12 condutores apresentaram níveis de álcool no organismo de até 0,33mg/L, o que configura infração de trânsito. Já outros 16 condutores apresentaram níveis superiores a isso, sendo conduzidos pelo crime de dirigir sob influência de álcool.

Além destas autuações, outros 13 condutores também foram autuados por conduzir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Permissão da Primeira Habilitação (PPD), e 7 por conduzir  veículo não-licenciado. Ao todo, 17 CNHs foram recolhidas e 14 veículos removidos. Entre os motivos das remoções, a ausência do licenciamento, veículos com equipamentos em desacordo, placa violada, entre outras.

[Continua depois da Publicidade]

Além desta ação específica, neste fim de semana outros dois condutores foram detidos por estarem embriagados ao volante. Um deles acabou se envolvendo em um acidente no bairro Village e outro foi abordado por uma guarnição da GM que estava fazendo ronda na Perimetral Noroeste.

“Voltamos a insistir na mesma orientação que é a de não arriscar  sair a pé, conduzir bicicleta, carro, moto, caminhonete ou caminhão sob efeito do álcool, porque a chance de acontecer um acidente é realmente grande”, destaca o coordenador da GM, Márcio Pires.

Perturbação do Sossego

 A Guarda Municipal de Trânsito (GM) também registrou 61 ocorrências de perturbação do sossego das 18h de sexta-feira (21) às 6h desta segunda (24). Com apoio do NIF, da PM e da PJC, duas pessoas foram conduzidas à delegacia pela prática.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a GM registrou 1756 ocorrências desta natureza, sendo março o recordista de som alto, com 495 chamados. Em fevereiro foram 430 registros, em janeiro, 385 e em abril, 446.

O “som nas alturas” tanto é configurado como contravenção penal, por perturbar o direito ao sossego de quem estiver por perto, quanto crime ambiental, por poluição sonora. Em tempos de pandemia de Covid-19, muitas vezes o som que perturba a vizinhança também releva outra situação perigosa, as aglomerações.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.