Com criatividade estudantes e profissionais da Educação celebram Cuiabá no seu aniversário

Nas unidades educacionais as atividades estão acontecendo de forma remota durante todo esse mês de abril

Fonte: CenarioMT

Reprodução

Os 302 anos de Cuiabá nas unidades da rede pública municipal de Educação estão sendo celebrados de forma remota. Em razão da pandemia provocada pelo novo coronavirus e a necessidade de manter a quarentena comunitária obrigatória, estudantes, professores e equipes gestoras estão usando a criatividade para marcar a data.

Na EMEB Profª. Rita Caldas Castrillon, localizada no bairro, São Benedito, as turmas se reuniram online nesta quinta-feira feira (7), para apresentar pratos típicos da culinária cuiabana, danças e outras manifestações culturais. A coordenadora pedagógica da unidade, profª. Melissa Lilian Teixeira explicou que  foram realizadas 13 ‘festas’ online (por meet) e a ideia foi valorizar a cultura cuiabana. “Estudantes e pais abraçaram o projeto e participaram com apresentações de danças típicas, vestidos a caráter e mostraram delicias da culinária como a farofa de banana. Uma festa realmente, online, cada um em suas casas, porém todos conectados”, disse ela.

[Continua depois da Publicidade]

No CMEI Paulo Ronan, localizado no Residencial Ilza Terezinha Picolli, na Grande Coxipó, durante todo o mês de abril as atividades pedagógicas trabalharão temáticas cuiabanas.

A diretora Rosângela de Jesus Souza Pereira explicou que o Projeto Conhecendo a Cultura envolve as 230 crianças/estudantes matriculadas na unidade, do Berçário até a Pré Escola I e II, na faixa etária de 3 meses a cinco anos de idade.

[Continua depois da Publicidade]

“Esta semana, como é o aniversário de Cuiabá, estão acontecendo atividades específicas com vários elementos da cuiabania. Cada turma trabalhou um elemento da cultura cuiabana como as feiras livres, as frutas típicas do nosso cerrado, o guaraná ralado, os instrumentos musicais, o peixe e outros a fim de homenagear a nossa cidade, valorizando a nossa cultura e as nossas raízes”, contou a diretora Rosângela.

A equipe pedagógica do CMEI Engenheiro Oscar Amélito produziu um vídeo mostrando pontos históricos da cidade, obras de arte e artesanato, gastronomia e manifestações culturais, tendo como fundo musical, a “Casa de Bem Bem”, de Zuleica Arruda e fotos das crianças/estudantes da unidade. “Não é momento de comemorar, mas é momento de não baixamos a cabeça! Com fé, foco e muita solidariedade vamos virar essa página. E, é através das crianças que está vindo essa força para acreditarmos que tudo vai passar. Nas nossas atividades remotas conseguimos sentir as gotinhas da esperança”, disse a diretora Adila Andrade.

Na EMEB Dejane Ribeiro de Campos, localizada no bairro Jardim Vitória, o planejamento dos professores incluiu atividades voltadas para o conhecimento e a valorização da cultura cuiabana. A unidade atende 343 estudantes do 2° ciclo, dos 4°,  5° e 6° Anos.

“Dividimos as atividades entre as turmas, por temas, a culinária, danças, história e poesia. Através das pesquisas dos alunos e apresentação de material fornecido pelos professores os estudantes produziram em casa algumas receitas da culinária cuiabana, danças, poemas e encaminharam Esse material será apresentado aos pais  em uma Mostra Cultural, pelo Google meet”, contou a coordenadora pedagógica da escola, Simone Mendes Novais.

Na EMEB Pofª. Guilhermina de Figueiredo, no bairro Carumbé, os alunos gravaram vídeos recitando poemas, como o conhecido “Sentimento Cuiabano”, de Moisés Martins de Oliveira.

Identidade cultural e Educação

A coordenadora técnica de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos falou sobre o papel da cultura cuiabana na Educação. “Salve nossas crendices e tradições, farofa de banana, guaraná ralado, Maria Isabel, Mujica de pintado e muito mais. Hoje isso ainda é mais significativo, quando observamos os resultados de projetos como Educando para a Cuiabania, incorporado na Política Escola Cuiabana, cultura, tempos de vida, Direitos de Aprendizagens e inclusão. Parabéns as nossas crianças/Estudantes que com orgulho colocam suas camisas e saias de chitas e saem a bailar ao som do siriri. Parabéns aos profissionais da rede que compreenderam e realizam ações na perspectiva da valorização da nossa cultura, da nossa gente”, destacou Zileide dos Santos.

A secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado lembrou que o momento não é de festejos mas sim de fé e esperança. “Neste 8 de abril, o segundo  aniversário da nossa Cuiabá durante essa pandemia, não podemos festejar, mas estamos comemorando de forma virtual e com muita fé de que tudo isso vai passar. E não poderia deixar de reconhecer o trabalho e a criatividade dos Professores e TDIs que mesmo de forma remota estão comprometidos e fazendo um trabalho de excelência pela Educação. Parabéns Cuiabá! Parabéns à todos os profissionais da educação”, disse Edilene Machado.

A Secretaria Municipal de Cuiabá estará organizando e vai disponibilizar os vídeos em homenagem  a Cuiabá, nos seus 302 anos, no @portaldaescolacuiabana, no Youtube.

 

 

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .