Primeira edição da Festa Literária de Tangará da Serra terá palestras e apresentações culturais

O projeto foi contemplado no Edital Circuito Mostras e Festivais, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT)

Fonte: CenárioMT

- Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A 1ª Festa Literária de Tangará da Serra (Flit) chega para consolidar o município no mapa da literatura em Mato Grosso. Totalmente online, o evento será realizado de 14 a 16 de abril, com o tema ‘Estórias que fazem história’. A transmissão será via Facebook . A Flit oferecerá ao público palestras, apresentações culturais, sorteio de livros e apresentações de trabalhos. O projeto foi contemplado no Edital Circuito Mostras e Festivais, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A abertura do evento será na quarta-feira (14.04), às 19h. Logo após a solenidade de abertura, a escritora Marta Cocco ministrará a palestra “Escrever histórias: conjugações do verbo no processo de criar e repartir em ‘Não presta pra nada’”. Marta é professora universitária, autora de 11 livros e membro da Academia Mato-grossense de Letras.

[Continua depois da Publicidade]

Na quinta-feira (15.04), às 14h, o escritor Pedro Bandeira fará um bate-papo online, direto de São Paulo, com o tema “O amanhã: a vida depois da pandemia”. Além de professor, Pedro é escritor renomado nacionalmente, tendo como um dos grandes momentos da carreira a conquista da 28ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura. Às 19h30, o advogado e escritor Eduardo Mahon, conduzirá a palestra “Uma crítica politicamente incorreta”.

Para a sexta-feira (16.04), a partir das 17h30, uma programação especial de encerramento da Flit. Livros de autores locais serão lançados no “Samba, café e prosa”, atração musical do Grupo Kade. A última noite de evento terá uma mesa-redonda que contará com explanações acerca de pautas identitárias, sob o tema “Literatura de saberes: identidade, territórios e expressões”. Participarão da mesa-redonda Helenice Faria, Junior Pimenta e Gilmar Koloizomae.

[Continua depois da Publicidade]

Além do Grupo Kade, que se apresenta no encerramento da Flit, o evento terá a participação dos artistas Jorge Félix, Matheus Pimenta, DJ Angélica DC, grupo de dança Corpo de Baile, grupo de teatro Coletivo Cadela Manca, da atriz e contadora de história Adrianne Rocha.

Como forma de colaborar com a comunidade acadêmica e a produção científica, a Flit abriu espaço para publicação de trabalhos. Os interessados tiveram até o dia 28 de março, para submeterem os trabalhos. O evento fornecerá certificação com carga horária de 12 horas aos que se inscreverem pelo site www.flittga.com.br.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .