Governador de Mato Grosso descarta lockdown

O governador Mauro Mendes faz reuniões com secretários, prefeitos e com chefes dos Poderes nesta segunda para decretar medidas mais duras

Fonte: CenárioMT com inf. RDNEWS

Governo de Mato Grosso: da quase “quebra” ao maior programa de investimentos de sua história2020 12 23 12:27:28
Governador Mauro Mendes - Foto por: Mayke Toscano

Em reunião na manhã desta segunda (1º), o governador Mauro Mendes (DEM) já sinalizou descartar lockdown em todo o Estado pelo avanço da segunda onda da Covid-19, mas deve recomendar toque de recolher a todos os prefeitos.

VEJA MAIS: Resumo da reunião com o governador; possíveis medidas para os próximos 15 dias

O estado está “a poucos dias” de ter filas para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19.  Segundo o defensor público-geral, Clodoaldo Queiroz, a situação de agora se assemelha aos meses de julho e agosto de 2020, período de pico da pandemia em Mato Grosso, quando a Defensoria entrou com diversas ações para conseguir leitos na rede pública. A taxa de ocupação à época chegou próximo de 100%. Agora, de acordo com o boletim da Covid-10 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) de domingo (28), o percentual chega próximo de 90%.

O chefe da Defensoria citou que os pedidos não se restringem ao interior e citou que também há necessidade de medidas judiciais ou mediação por meio do órgão para garantir o tratamento no sistema público de saúde. Clodoaldo esteve reunido com o governador Mauro Mendes (DEM) e os demais chefes de Poderes e órgãos constitucionais na manhã de hoje (1º) para discutir medidas mais restritivas para combate à pandemia.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, que participou de uma das reuniões com o governador nesta manhã, também comentou não haverá ‘lockdown’ no estado, pelo menos por enquanto. As novas orientações, segundo ele, serão passadas diretamente por Mauro.

[Continua depois da Publicidade]

Preocupado com o avanço da covid-19 em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes convocou os prefeitos dos 141 municípios para definirem ações mais rígidas para o enfrentamento da pandemia.

Em áudio direcionado aos chefes de Executivos Municipais, Mendes relatou que o nível de infestação da doença tem avançado com rapidez no Estado, provocando aumento nas taxas de ocupação dos leitos de UTI Covid.

“A taxa de ocupação chegou a 80% e todo mundo está levando a vida como se nada estivesse acontecendo. Não podemos ter aglomerações. Termos que tomar medidas um pouco mais severas”, adiantou.

Mendes lembrou que o governo tem aberto leitos de UTI’s Covid em várias cidades do interior, mas o avanço da pandemia é evidente e preocupante.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.