Atuação integrada garante fim de transtorno em via próximo da Arena Pantanal

No local, foi realizada uma operação de limpeza e desobstrução na rede de drenagem de águas pluviais

Fonte: CenarioMT

Assessoria

A Secretaria de Obras Públicas, em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou no último sábado (20) uma operação de limpeza e desobstrução na rede de drenagem de águas pluviais da Rua Traçaia, no bairro Jardim Primavera. A ação teve como intuito resolver uma situação que, além do incômodo aos moradores pelo meu cheiro, também oferecia risco de alagamento na região nesse período chuvoso.

No local, a Secretaria de Obras Públicas já havia realizado uma intervenção nas bocas de lobo que compõem o sistema de escoamento da via, restando apenas uma estrutura. Para atuar nessa última, foi necessário aguardar a autorização oficial do Governo do Estado, já que parte dela está diretamente ligada em uma caixa de passagem localizada dentro do Complexo Arena Pantanal.

[Continua depois da Publicidade]

“Resolvemos mais um grave problema de entupimento de boca de lobo. Demoramos um pouco para atender esse local, pois precisávamos ter a autorização por parte do órgão que administra o complexo. Já tínhamos trabalhado na parte de fora, mas era necessário essa intervenção também pelo lado de dentro para que a ação tivesse a efetividade garantida”, explica vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Para garantir a desobstrução completa, o trabalho foi realizado de forma manual e mecanizada. Além da equipe com 10 servidores, a limpeza contou ainda com maquinários como, por exemplo, retroescavadeira, caminhão hidrojato e caminhão caçamba. Por meio da operação, foi retirado garrafas pets, copos descartáveis, embalagem de plástico, pedaços de madeira e outros materiais que prejudicavam o bom funcionamento da estrutura.

[Continua depois da Publicidade]

“Mais uma vez alertamos a população sobre o lixo descartado irregularmente na rua. O que observamos nessa limpeza, foi novamente uma grande quantidade de lixo, principalmente garrafas, que entopem e atrapalham o escoamento da água. Claro que o poder público deve sempre garantir a manutenção, mas o cidadão também precisa fazer sua parte, jogando o lixo em locais apropriados”, comenta o diretor-presidente da Limpurb, Vanderúcio Rodrigues.

MANUTENÇÃO CONTÍNUA

A Secretaria de Obras Públicas executa o serviço de manutenção no sistema de drenagem diariamente em toda cidade. De acordo com a Pasta, esse trabalho continuou resultou em mais de 100 intervenções, no período de 1º de janeiro a 15 de fevereiro. Conforme o levantamento, estão entre os trabalhos realizados nesse período a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, manilhamento, recomposição de rede pluvial e assentamento de tampão.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .