Empresários participam de evento de retomada do Restaurante do Trabalhador de Lucas do Rio Verde

Jantar foi servido e contou com a presença do prefeito Miguel Vaz e integrantes do Poder Público

Fonte: Celso Nery

Evento Restaurante do Trabalhador
Foto Cenário MT

Um jantar servido a um grupo de empresários nesta sexta-feira (19) marcou a retomada do Restaurante do Trabalhador. Inaugurado em agosto de 2015, o espaço está localizado na Avenida da Fé, bairro Tessele Junior, em Lucas do Rio Verde.

Durante o evento, o prefeito Miguel Vaz, secretários de Governo, Aluízio Bassani, de Desenvolvimento Econômico, Paulo Franz, e o presidente da Câmara, Daltro Figur, falaram da importância do restaurante.

Além de oferecer refeições a custo relativamente baixo e com bom valor nutricional, a proposta de abrir a unidade no Tessele Junior buscou evitar que trabalhadores dos parques industriais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 retornassem para suas casas no horário de almoço, reduzindo o fluxo de veículos nas vias e o risco de acidentes.

“Ganham o trabalhador e o empresário, evita o vai e vem, uma distância longa entre o Distrito Industrial e os bairros da cidade, evita trânsito e acidente de trânsito. O restaurante é um amparo para o trabalhador que pode ter acesso a uma refeição boa, com preço muito acessível”, observou o prefeito durante a reinauguração do espaço.

[Continua depois da Publicidade]

Cada refeição custará R$ 9,50, sendo que um terço do valor será custeado pelo Poder Público, ficando R$ 6,17 que podem ser rateados entre empregados e empregadores.

O presidente da Acilve, Vilson Kirst, participou do ato e sugeriu que parte do vale transporte pago pelo empregador seja direcionado para o convênio com o Restaurante do Trabalhador. “Ele pode fazer um acordo com o funcionário. Em vez de pagar o vale transporte, paga em alimentação e o colaborador fica aqui, tranquilo, descansa mais”, observou.

Ampliação

O Restaurante do Trabalhador tem capacidade de atender até 450 pessoas, podendo ser servidas até 1,5 mil refeições/dia. O município não descarta a possibilidade de ampliar o espaço já que o município mantém ritmo de crescimento, contando com cerca de 6 mil empresas e 25 mil trabalhadores.

Gerente comercial de uma empresa estabelecida há poucos metros do Restaurante do Trabalhador, Antônio Tomé já fez várias refeições no local. Ele elogiou a qualidade do produto servido e disse que, por ter sido dono de restaurante, fala com conhecimento de causa sobre o assunto. “Lá na empresa nós temos atualmente mais de 60 funcionários e não temos tido reclamações no dia a dia”, comentou. O grupo de trabalhadores frequenta o espaço que está funcionando desde janeiro.

O Restaurante do Trabalhador está sob cuidado da empresa Ceia Refeições Coletivas, de Natal/RN. O responsável pela gestão, Jaime Santos, reforçou que a equipe está pronta para oferecer qualidade e bom atendimento aos frequentadores. “O cardápio é variado, varia a proteína. Temos uma proposta bem diversificada”, assegurou. Por ora, o atendimento é especifico para empresas conveniadas.

Durante o ato, a gestão municipal adiantou que estará atenta para que o atendimento seja contínuo e de qualidade, dando segurança a empresas e trabalhadores. “Nós, enquanto poder público temos que dar as garantias para aqueles que vão usufruir os serviços. Isso eu, pessoalmente, estou cuidando também. Queremos que aqui seja oferecida uma refeição digna e que dê continuidade ao trabalho, não que qualquer problema que apareça o empresário e empregado fiquem na mão. Não vamos permitir que isso aconteça”, conclui.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.