Judiciário de Mato Grosso registra 20 milhões de movimentos processuais durante a pandemia

Fonte: Cenário MT/TJMT

04 mentir para a Justiça do Trabalho pode custar caro Foto Tribunal Regional do Trabalho 5a Região
Foto - Tribunal Regional do Trabalho 5a Região

Desde 16 de março de 2020 até o último domingo (24 de janeiro de 2021), o Poder Judiciário de Mato Grosso registrou 20.259.209 atos que movimentaram os processos em trâmite na Justiça estadual. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que registra a produtividade dos magistrados e servidores do Judiciário durante o regime de teletrabalho, instituído em razão da pandemia da Covid-19.

As 20.259.209 movimentações processuais classificam o Poder Judiciário de Mato Grosso em 8º lugar no comparativo com os 27 tribunais de justiça estaduais, incluindo os de grande porte, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Além disso, Mato Grosso também é destaque quando se fala em produtividade dos magistrados: são 388.055 sentenças e acórdãos proferidas nesses pouco mais de 10 meses. A instituição também registra, no período analisado, 507.151 decisões judiciais e 540.269 despachos.
Para a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, esses dados demonstram o amadurecimento da instituição, que, em curto espaço de tempo, se viu obrigada a adotar solução alternativas e modernas para dar continuidade à devida entrega da prestação jurisdicional, com rapidez e segurança.
“Magistrados e servidores, num esforço conjunto e concatenado, foram muito além do esperado. O home office foi implantado e em pouco tempo trouxe resultados promissores, demonstrando que a prestação dos serviços judiciais independe de um lugar dentro do Fórum. E nossa meta é continuar evoluindo, buscando ofertar um serviço cada vez mais ágil e acessível à população”, salienta a magistrada.
Desde o início da pandemia, o CNJ vem divulgando relatório semanal sobre a produtividade da Justiça, com objetivo de dar transparência às atividades dos Tribunais estaduais e federais
27 Produtividade CNJ