Registros de ocorrências pela Delegacia Virtual ajudam a evitar aglomerações em delegacias

Serviço auxilia vítimas, especialmente com a pandemia da Covid-19, quando há necessidade de distanciamento, isolamento social e quarentena coletiva em virtude da expansão do vírus da doença

Fonte: CenárioMT

2020 06 29 19:31:11

A Polícia Civil de Mato Grosso reforça o atendimento da Delegacia Virtual para o registro de boletins de ocorrência, especialmente durante este período de restrições em todo o Estado, com a quarentena coletiva nas cidades de Cuiabá e de Várzea Grande e com a necessidade de isolamento e distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Pelo endereço www.delegaciavirtual.mt.gov.br é possível registrar ocorrências de extravio ou furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, injúria, difamação, constrangimento ilegal, ameaça, violação de domicílio e denúncias.

Também se consegue fazer o pré-registro de outras ocorrências, inclusive em casos de grave ameaça à vítima. Nos casos que necessitam de perícia, após validar todos os dados pelos telefones fornecidos, a vítima recebe também a requisição pericial por e-mail, sem a necessidade de se deslocar até uma delegacia.

A diretora Metropolitana da Polícia Civil, delegada Ana Paula de Faria Campos, reforça que a polícia, como serviço essencial à população, permanece exercendo suas atividades durante a pandemia do Covid-19, mas que a população, em casos que podem ser feitos o registro virtual da ocorrência, pode evitar o deslocamento até uma delegacia e se expor desnecessariamente ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

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“Todas as ocorrências registradas na Delegacia Virtual são encaminhadas de maneira célere para as respectivas unidades responsáveis por instaurar as investigações”, reforça a diretora.

Ambiente virtual

Entre os meses de março e junho, a Delegacia Virtual registrou quase 19 mil boletins de ocorrências. O delegado Roberto Amorim, da Central de Ocorrências de Cuiabá, unidade que coordena o atendimento da Delegacia Virtual, explica que o extravio de documentos representa mais de 50% dos registros virtuais, seguidos das ocorrências de furto e ameaça.

O ambiente da Delegacia Virtual traz explicações para cada um dos serviços disponibilizados no sistema, para que o boletim seja confeccionado na modalidade correta. Em caso de dúvidas no preenchimento das informações, há telefones disponíveis para tirar dúvidas: (65) 3901-4834/ 9 9989-4035.

“O ambiente da delegacia virtual é bastante simples e autoexplicativo. O comunicante não tem dificuldade”, explica o delegado, acrescentando que em caso de dúvida, há os números de telefones para que o cidadão possa esclarecer sobre o preenchimento. “Ou a Delegacia Virtual mantém contato ou por telefone ou pelo próprio e-mail”, completa.

Após o registro da ocorrência, o boletim passa por conferência e checagem das informações, se está de acordo com os serviços processados pela unidade virtual e a veracidade de dados prestados pelo usuário. Depois de validadas as informações, o comunicante receberá o boletim de ocorrência pelo e-mail fornecido uma cópia também segue, via sistema, para a delegacia mais próxima da área, nos casos com tipificação criminal.

No caso de pré-registro de ocorrências, após preencher os campos necessários na opção PRÉ-REGISTRO, a pessoa deve ligar em um dos telefones fornecidos para fazer a validação dos dados com a equipe da Delegacia Virtual e receber as instruções necessárias: (65) 98463-2525; (65) 98463-3698; (65) 98463-3009.

Delegacias em atividades

As delegacias da Polícia Civil permanecem com as atividades presenciais, com as atividades investigativas seguindo normalmente e os atendimentos de casos de flagrantes e outras situações emergenciais como, homicídios, roubos, latrocínios, crimes sexuais, violência doméstica, sequestros, acidentes de trânsito com vítimas fatais e demais casos considerados graves pela autoridade policial respectiva.

Em situações de emergência, a população pode acionar o sistema de segurança pública pelos números 181, 190, 197. Em casos de violência doméstica há também o Disque 180, da Central Nacional de Atendimento à Mulher.

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