Lucas do Rio Verde celebra dia da padroeira do município na próxima quarta-feira (13)

0

O Dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é feriado municipal

Na próxima quarta-feira, dia 13 de maio, Lucas do Rio Verde celebra o dia da padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A data, estabelecida neste ano pelo Decreto Municipal nº 4.609, lembra a primeira das três aparições que a Virgem Maria fez a três crianças em Portugal, no ano de 1917. Por ser feriado municipal, somente os serviços essenciais funcionam.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi escolhida pelos próprios moradores de Lucas do Rio Verde como padroeira do município na década de 80. A lei que estabelece a data como feriado municipal foi assinada em 1989, na gestão do primeiro prefeito, Werner Kothrade.

Em comemoração à data, a igreja católica promove, nesta quarta-feira (13), uma Santa Missa Campal, às 18 horas, junto à imagem da Santa, na Avenida Amazonas (perimetral), no Centro. Devido à pandemia, a recomendação é para evitar aglomerações, mantendo distância de pelo menos 1,5 m de distância entre as pessoas, evitar cumprimentos e contatos, e o uso de máscara é obrigatório.

Neste final de semana, a prefeitura fez a limpeza e pintura da estátua da Santa, além da manutenção do local.

 

Padroeira

Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças à época do acontecimento, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. As aparições continuaram durante seis meses seguidos (exceto em agosto), sempre no mesmo dia.

A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceita a combinação dos dois nomes, dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima”. Segundo relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.


Amazonia 03 de Junho