Bombeiros alertam para riscos de acidente com álcool líquido 70%

Produto deve ser armazenado em local arejado e longe do alcance de crianças. Também é preciso mantê-lo longe de fontes de calor, como fogões e churrasqueiras

0
Foto por: Darlan E Silva

Com a liberação da venda de álcool líquido 70% e com o aumento do período em que as pessoas, incluindo crianças, permanecem dentro de casa, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) alerta para os riscos no manuseio do produto.

O álcoo líquido, assim como sua versão em gel, são combustíveis. Mas, o gel é mais seguro, porque queima apenas na superfície, enquanto a versão líquida tem potencial explosivo.

Para evitar o aumento de casos de acidentes domésticos, o Corpo de Bombeiros recomenda alguns cuidados.

O primeiro, é optar pela lavagem das mãos com sabão, sabonete ou detergente. A limpeza de móveis e da casa deve continuar sendo feita com sabão e desinfetante. O álcool, de preferência em gel, deve ser utilizado apenas em situações nas quais não seja possível lavar as mãos com sabão, ou para a limpeza de eletrônicos, como a tela do celular.

Em caso de utilização do álcool líquido, deixe o inflamável longe de fontes de calor, como fogão, churrasqueira e mesmo de isqueiros ou pessoas fumando. O produto deve ser armanezado em local arejado e longe do alcance de crianças.

Em caso de acidentes, ligue para os bombeiros no número 193.


Amazonia 03 de Junho