Prefeito esclarece situação de paciente suspeita de ter coronavírus: “Não é tão grave como parece”

Fonte: OLHAR DIRETO

1 492
Foto: Roberto Casimiro

O prefeito de Glória D’Oeste, Paulo Remédio, fez um vídeo com alguns esclarecimentos sobre o caso do morador do município, que apresentou sintomas de coronavírus (COVID-19). Essa é a segunda notificação para investigação feita ao Governo do Estado. Conforme o chefe do Executivo Municipal, a paciente está sendo acompanhado por uma equipe de saúde. Apesar disso, se encontra em isolamento domiciliar e aguarda o resultado do exame.

“Pode ficar tranquilo, porque o Município está agindo com responsabilidade. Quero deixar o pessoal calmo, pois é mais um vírus, não é tão grave como parece, mas estamos tomando as providências cabíveis. Vamos divulgar o resultado em breve”, afirmou.

A paciente é uma mulher e também teria viajado para fora do país, em local que há a presença do vírus. Outros detalhes não foram repassados para preservá-la.

Além da paciente de Glória D’Oeste, outro caso investigado pela secretaria é o de Alto Taquari. Neste, o homem (de meia idade) procurou uma unidade de saúde após sentir os sintômas. Ele havia feito uma viagem para a Itália e outros países com notificações da doença.

Todas as medidas adotadas são conforme protocolos do Ministério da Saúde, OMS e Escritório Regional de Saúde. A Defesa Civil do Estado se colocou à disposição diante da situação, caso seja eventualmente necessária sua intervenção.

[Continua depois da Publicidade]

Casos suspeitos ou confirmados para coronavírus, que não necessitam de hospitalização, poderão manter isolamento domiciliar e acompanhamento/investigação pela equipe de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.

Entre as medidas estão:

realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;· evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; ·
utilizar lenço descartável para higiene nasal;·
cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;·
evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;·
higienizar as mãos após tossir ou espirrar;·
não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;·
manter os ambientes bem ventilados;·
evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;·
evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).