Segundo dia é marcado por mensagens de fraternidade e renovação do ser humano

0

“O Vinde e Vede é e pretende ser sempre uma grande vitrine primeiramente para a igreja e para o civismo”, declarou o Arcebispo de Cuiabá Dom Milton Santos, durante a abertura do segundo dia do 34º Vinde e Vede. “ Ao olhar para a nossa capital Cuiabá que está com 300 anos, precisamos saber da sua história e de como a imagem original do Senhor Bom Jesus chegou à nossa capital no ano de 1818”, enfatizou Dom Milton, se referindo à lei municipal que institui o dia 8 de abril, data da fundação da cidade, como o Dia do Padroeiro de Cuiabá.

Mas a principal mensagem levada pelo Arcebispo à sociedade foi para que as pessoas não alimentem o ódio, não guardem rancor e não procurem vingança. “Vocês sabem o que é santidade? É um relacionamento de amor. A Santidade consiste num comportamento responsável em relação ao próximo, ao ser humano. Por isso vamos falar de três regras para alcançar a santidade: não tenha no coração ódio contra o seu irmão; não procure vingança, e, não guarde rancor ou raiva de ninguém”, disse durante a homilia.

As palestras do dia foram ministradas pelo pregador Vicente Gomes Machado, da Renovação Carismática Católica de Góias (RCC-GO). A primeiro abordou o tema central do evento “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, baseado na passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) e a segunda “Transformai-vos pela renovação do vosso Espírito”.

 

“Desafiamos jovens e população a levantar-se para a vida e fazer a diferença na sociedade na primeira palestra. Já a segunda é também o atual tema da Renovação Carismática Católica que completa 50 anos em 2020. O senhor nos chama agora a uma nova visão, para voltarmos aos grupos de oração como outrora e fazer deles fonte de novo batismo, por isso a necessidade de uma renovação da nossa mente e do espírito. O homem renovado é capaz de ouvir a voz de Deus e obedecê-la. O que ele quer der nós enquanto cristãos, carismáticos, é de obedecer a sua palavra e fazer dos grupos de oração que participamos um verdadeiro cenáculo de amor e não de discussões e diferenças que vemos atualmente”, explicou o palestrante.

 

Neste domingo, o 34º Vinde e Vede também teve a procissão com o Santíssimo Sacramento por todo o Memorial João Paulo II, além da adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelos padres Bruno Costa e Francisco Amaral.

O 34º Vinde e Vede 2020 continua nesta segunda (24) e terça-feira (25). Além de praça de alimentação, feira de artigos religioso, mais de 1000 mil voluntários de 28 paróquias de Cuiabá e Várzea Grande se revezam nos mais diversos serviços como limpeza de banheiros, anjos da guarda, brigadistas, entre outros. A prefeitura de Cuiabá disponibilizou as linhas de ônibus 311 A, 311 B, 314 e 721, que fazem o trajeto das praças Ipiranga e Bispo Dom José até a Avenida Oátamo Canavarros, no bairro Morada do Ouro, onde fica localizado o Memorial João Paulo II.

Confira a programação:

3º dia 24/02 – Segunda Feira: MOVIMENTO SACERDOTAL MARIANO

14h – Acolhida e Coreografia
15h30 – 1ª Pregação “Totus Tuus Mariae”, Pe. José Francisco (Movimento Sacerdotal Mariano)
16h10 – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Terço das Famílias
17h10 – Intervalo
17h40 – Entrada dos andores de Nossa Senhora
18h – Grande Cenáculo Mariano – Atos de Consagração
19h – Santa Missa presidida por Dom Milton
21h45 – Encerramento

 

4ºDia 25/02– Terça Feira : KAIRÓS

10h – Grupo de Oração e Louvor
11h – 1ª Pregação – “Pois que se uniu a mim, eu o livrarei”, Pe. Bruno Costa (Canção Nova do Distrito Federal)
12h – Intervalo
13h30 – Entrada de Nossa Senhora e Santo Terço
14h – Animação/Coreografia
14h30 – 2ª Pregação – “Lhe foi conferido o nome que está acima de todo nome”, Flavinho (Missionário de São Paulo)
16h – Intervalo e Coreografia
16h30 – Louvor
16h50 – 3ª Pregação  –  “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, Flavinho (Missionário de SP)
18h20 – Intervalo
19h – Homenagem a Inês Maria Vaz
19h30 – Santa Missa presidida por Dom Milton e Abertura da Campanha da Fraternidade 2020.
21h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
22h30 – Sorteio e Encerramento