Com a presença de alunos, professores e autoridades, foi promovida na tarde desta sexta-feira (06) a cerimônia de lançamento do Campus Avançado da Universidade do Estado de Mato Grosso de Lucas do Rio Verde. A unidade criada no município é o primeiro campus avançado da Unemat no estado.

A aprovação do campus foi realizada na quarta-feira (04), na Cidade Universitária em Cáceres, durante sessão do Consuni (Conselho Universitário) que é responsável por definir as estruturas financeira, orçamentária e patrimonial da instituição. Ao aprovar por unanimidade que esta conceituada instituição criasse a unidade avançada de Lucas do Rio Verde, o Conselho Universitário pôs fim a uma espera de muitos anos e concretiza um sonho de toda a sociedade.


-Continua depois da publicidade ©-

Para o prefeito Luiz Binotti, a aprovação do campus é uma grande conquista para Lucas do Rio Verde depois de três anos de intensas negociações com a direção da Unemat. “Desde 2016, logo depois que fui eleito prefeito, fizemos reuniões com a equipe da Unemat de Sinop e depois continuamos em 2017, conseguimos com que a Câmara aprovasse dois cursos que já estão sendo feitos, mas o que a gente buscava mesmo era a vinda definitiva do Campus Avançado da Unemat, que é um modelo novo dentro da instituição e que vai estrear em Lucas do Rio Verde. Já em fevereiro vamos ter vestibular, provavelmente pra dois cursos e no meio do ano mais uns três cursos, com uma programação de atender cerca de 250 alunos e mais 100 que já estão nos cursos de engenharia, e em 2021 poderão entrar mais 700 alunos, passando de mil alunos nos próximos anos”.

O prefeito também evidenciou que “é um presente de final de ano, uma alegria muito grande que nós queremos compartilhar com a nossa população, especialmente àqueles jovens que mais precisam. Nós trouxemos para estes jovens uma nova perspectiva, uma nova possibilidade de ele estudar, se formar, fazer um curso que deseja, em Lucas do Rio Verde e numa universidade pública. E isso consolida nosso município como a Cidade do Conhecimento, agregando à produção agroindustrial ao conhecimento cientifico fazendo uma sinergia muito grande, aproveitando toda nossa potencialidade na produção, na transformação, mas também ter a possibilidade que os nossos jovens possam fazer faculdade e se formar aqui”.

O diretor político-pedagógico do Campus Regionalizado da Unemat/Sinop, professor doutor Roberto Alves de Arruda, representou o reitor da Unemat, professor doutor Rodrigo Zanin, na solenidade e destacou que a Unemat nasce com essa perspectiva de atender também o interior do estado de Mato Grosso. “Especialmente, na liderança do prefeito Luiz Binotti que nos procurou, extremamente antenado nas questões da Educação e a professora Cleusa também, e hoje nós estamos entregando definitivamente para o município de Lucas do Rio Verde uma estrutura organizacional administrativa, que é o Campus Avançado da Unemat. O que mais pesou foi a necessidade, a gente faz uma organização da distribuição geopolítica da presença onde temos campus definitivo e nesse eixo de Lucas há um determinado vazio da universidade, então isso foi critério fundamental que utilizamos para fixar definitivamente a Unemat aqui”.

O assessor de Desenvolvimento Regional no Campus de Sinop, professor Adil de Oliveira, destacou que mais do que uma conquista do município, essa também é uma conquista da Unemat. “A instituição precisa redimensionar a sua atuação e esse redimensionamento precisava passar por um novo modelo, assim surgiu o conceito de campus avançado e eu fui um dos autores deste conceito, que engloba estrutura permanente, mas com cursos rotativos e que atenderão conforme a demanda, diferente dos campi que possuem cursos fixos e que algumas vezes não tem nem demanda para executar esses cursos durante o ano. O espaço onde funcionará provisoriamente o campus avançado já funcionam os dois cursos da Unemat já implantados no município em forma de convênio. A proposta é que futuramente a Unemat tenha um local próprio”.

De acordo com a secretária de Educação, Cleusa De Marco, a partir de 2020 o município poderá contar com mais cinco cursos da Unemat. A escolha será feita por meio de uma pesquisa de opinião pública para identificar a preferência da população em cursos de ensino superior. O edital para contratar a empresa que vai realizar a pesquisa já está disponível e a licitação será no dia 09. A princípio há bastante solicitação para administração, psicologia, pedagogia, enfermagem, entre outros.

“Uma luta dos luverdenses, creio que de mais de uma década, e que nós tivemos agora a felicidade de concretizar. Na gestão do prefeito Binotti, são três anos de negociação, de diálogo, de organização do projeto pedagógico que pudesse atender com sustentabilidade Lucas do Rio Verde num momento de dificuldade de financiamento das universidades públicas. Então, agora vamos entregar pra população o ensino superior público e mobilizar nossa juventude para frequentar e sonhar com um curso superior sem precisar sair do nosso município. Queremos agradecer todas as pessoas que se envolveram nesse processo ao longo de tantos anos e ao prefeito Binotti que foi persistente e que fez parcerias para que pudéssemos chegar nesse momento da vinda definitiva da Unemat”.

Também participaram da cerimônia o deputado federal Neri Geller, o assessor de Gestão de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professor doutor Roberto Vasconcelos Pinheiro, o diretor administrativo do Campus Regionalizado da Unemat/Sinop, Darlan Ribeiro Guimarães, o vereador Marcos Paulista, autoridades locais, secretários e servidores municipais.