Programa seleciona mulheres para investir em negócios no setor de alimentos em Cuiabá

Fonte: G1 MT

1 67
Foto: Divulgação

Um projeto realizado pelo Senai, em parceira com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai selecionar mulheres autônomas e microempreendedoras para investir no setor de alimentos em Cuiabá. As selecionadas vão participar da primeira incubadora de Tecnologia e Inovação em Processamento de Alimentos (ITA).

As interessadas podem se inscrever até a próxima sexta-feira (9), pelo site da instituição. Na primeira etapa do programa, devem ser selecionadas 60 mulheres, que vão Workshop de Empreendedorismo Feminino, realizado no dia 14 de novembro.

Durante o evento, as candidatas terão a oportunidade de apresentar os projetos de negócio por meio do método Canvas. As 30 melhores propostas serão selecionadas para a etapa pré-incubação.

Entre os critérios de avaliação dos projetos estão: potencial de impacto socioeconômico, foco do negócio na demanda regional, capacidade de atendimento da proposta e grau de inovação.

[Continua depois da Publicidade]

A etapa pré-incubação será composta de três oficinas, onde serão abordados temas como gestão, legislação e boas práticas de fabricação. Esses critérios servirão de base para a criação do plano de negócio.

Nesta etapa, serão selecionados os três melhores projetos. As participantes irão para a incubação, onde terão salas de aula à disposição. Também terão acesso a laboratórios de processamento de carnes e derivados, processamento vegetal, análises microbiológicas, fisio-químicas e sensoriais.

As candidatas selecionadas serão acompanhadas durante seis meses, com toda orientação e suporte necessários e de maneira gratuita.

O programa realizado por meio de uma parceria entre Faculdade de Tecnologia (Fatec) e OIT é destinado a mulheres que desejam desenvolver novos produtos ou realizar melhorias e padronização de produtos ou processos já existentes.

As candidatas precisam ter idade acima de 18 anos e disponibilidade de 20 horas semanais dedicadas à atividade de incubação.