Secretaria de Saúde de Nova Mutum disponibilizará testes rápidos de Hepatite, HIV e Sífilis

Fonte: Edinaldo Nogueira – Assessoria

5d37002d5bc6664ec01632b06a86146cc4642307e53ff
Luciane Mayer - coordenadora da Secretaria de Saúde de Nova Mutum.

A campanha Julho Amarelo, adotada Secretaria de Saúde de Nova Mutum irá disponibilizar gratuitamente testes rápidos para Hepatite B e C e ainda HIV e Sífilis. A campanha visa conscientizar a população sobre Hepatites Virais e o Câncer Ósseo,

Os testes são exames considerados rápidos que levam em média 15 minutos, entre coleta e resultado preliminar. Nos casos em que os resultados forem positivos, os pacientes serão encaminhados para avaliação médica.

5d36ffde9406935ab580775b1fefdf4d2278a05f3d6c5

A coordenadora da Secretaria de Saúde, Luciane Mayer explica que a campanha acontecerá dia 03 de agosto das 08h às 17h nas seguintes unidades de saúde; Araras, Seringueiras, Arara Azul e Jardim Primavera. “Essas unidades estarão abertas para atender a população, queremos conscientizar cada cidadão sobre a importância de realizar esses testes. É uma ação preventiva de maneira rápida e prática, onde qualquer pessoa em idade adulta pode fazer”, explica.

Importância dos Testes Rápidos

No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da hepatite C, seguido da hepatite B (21,8%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos, independentemente do grau de lesão do fígado.

[Continua depois da Publicidade]

O teste de HIV deve ser feito com regularidade. É muito importante que você saiba se tem HIV, para buscar tratamento no tempo certo, possibilitando que você ganhe muito em qualidade de vida.

Assim como nos casos de Hepatite e HIV, o teste de sífilis deve ser feito com regularidade. Nos casos em que o teste rápido for positivo, uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial para conclusão do diagnóstico. A sífilis tem cura! O tratamento deve ser realizado imediatamente com aplicação de penicilina.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.