Após 27 anos, Prefeitura de Cuiabá cancela “Peixe Santo” em 2019

0

O programa Peixe Santo, realizado há 27 anos, foi cancelado neste ano em Cuiabá.

Conforme a Prefeitura de Cuiabá, a decisão acompanha recomendação do Ministério Público Estadual.


Junto a peixeiros, piscicultores e entidades ligadas à atividade, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico busca por soluções para fortalecer o setor e levar o projeto à sua 28ª edição, no próximo ano.

A decisão do MP decorre da constatação de inconformidades no cumprimento de exigências de órgãos fiscalizadores, como a falta de documentação obrigatória. A situação, registrada desde outras gestões, esbarra, dentre outros fatores, na inexistência de um frigorífico para o pescado na capital.

De acordo com a titular da pasta, Débora Marques Vilar, a gestão vem atuando na orientação dos comerciantes e no desenvolvimento do programa ano a ano. Diante desta situação, contudo, cabe à administração respeitar a medida.

Ela destaca que está em processo de formação uma comissão com peixeiros, representantes da Vigilância Sanitária e Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). O trabalho do grupo deverá nortear as ações para a retomada do programa.

  Com auxilio de rastreador de celular, dois são presos em Mato Grosso após roubarem carro

Em março, cerca de 80 inscritos chegaram a passar por uma das etapas de capacitação obrigatória para a inscrição no Peixe Santo.

| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui