Empresa investe R$ 12 mi em sistema de travessia de balsa em Mato Grosso

Fonte: OLHAR DIRETO

1 285
Foto: Reprodução/Assessoria

A empresa Sinop Energia investiu mais de R$ 12 milhões na construção de novos atracadouros nas margens esquerda e direita do rio Teles Pires, entre a Estrada Atlântica, situada no Projeto de Assentamento (PA) e Wesley Manoel dos Santos, a 95 km da área urbana de Sinop (a 487 km de Cuiabá). A empresa também investiu em uma balsa mais moderna que passará a operar no local.

Segundo a assessoria, os novos atracadouros foram necessários por conta do aumento do nível do rio, que se tornou – por consequência –  mais largo, ampliando  o tempo de duração da travessia para 18 minutos. Anteriormente, o tempo gasto era de apenas sete.

O investimento da Sinop Energia se dá pelo fato de que o reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop estar cheio desde janeiro deste ano, o que possibilita alterações na rotina de funcionamento da balsa.   Ainda conforme a empresa, as modificações não irão trazer impacto na fase de formação do lago e a produtores da região.

Além dos atracadouros e balsa, a empresa também investiu na substituição dos equipamentos antigos. Novas casas em alvenaria foram construídas para atender os trabalhadores da balsa e suas famílias; a rampa de aproximação da nova balsa foi revestida de concreto armado;  houve melhorias na sinalização vertical, com placas informativas, e em função da altura final do atracadouro, foram instaladas barreiras metálicas de proteção.

[Continua depois da Publicidade]

Apesar das melhorias, os serviços de travessia com a nova balsa não serão iniciados já que ainda é necessário processo de autorização pela Marinha.
Para Rodrigo Doerner, da Centro Oeste Navegações, “trata-se de um progresso importante e, que, certamente deixará o usuário satisfeito também”.