Família de médico que faleceu em acidente de carro realiza campanha de doação de sangue

O ato foi organizado pelas redes sociais e convocou amigos para a doação de sangue em comemoração ao aniversário do médico, que completaria 50 anos nesta quinta-feira (28).

Fonte: Redação CenárioMT

familia de medico que faleceu em acidente de carro realiza campanha de doacao de sangue 5c781ed57644f

Os familiares do médico Jony Soares Ramos, que faleceu após um acidente de moto, em junho de 2018, decidiram prestar uma homenagem e realizaram uma campanha de doação de sangue, que teve início no sábado (23.02), e mobilizou amigos  e parentes para a coleta.

O ato foi organizado pela irmã, Gian Soares Ramos, que é enfermeira e convocou os amigos pelas redes sociais para doar sangue durante a semana do aniversário do médico, que completaria 50 anos nesta quinta-feira (28).  “A gente pensou numa forma de homenagear, então pensamos em fazer a doação de sangue e pedimos para as pessoas divulgarem nas redes sociais”, explicou.

A campanha organizada pela família já motivou a solidariedade de vários doadores, que têm comparecido ao MT Hemocentro. Faltando apenas um dia para o encerramento da campanha, a unidade já coletou 21 bolsas de sangue, que vão contribuir para reforçar o estoque e atender a todos que necessitarem de transfusão.

Um dos amigos motivados pela campanha, Carlos Cezar Moreira, disse que nunca tinha realizado uma doação de sangue. “Fiquei muito feliz, é uma forma de ajudar, então, estamos fazendo essa campanha do Dr. Joni e agora serei um doador permanente”, argumentou.

[Continua depois da Publicidade]

Dados da unidade mostram que, em 2018 – apenas no período de carnaval, foram utilizadas 396 bolsas de sangue em pacientes que necessitaram de transfusão de sangue.

A diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, disse que as doações de sangue podem ser realizadas até sexta-feira (01.03), na unidade sede. “Aqueles que têm essa vontade de ser doador pela primeira vez vai ser atendidos das 7h30 às 17h30, vamos esperá-lo para esta boa ação”.

Critérios para doação

·  Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
(Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável;
· Pesar no mínimo 50 kg;
· Estar alimentado;
· Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, o doador deve aguardar 2 horas;
· Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas;
·  Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e carteira Profissional emitida por classe).

Calendário de doação para o mês de março:

6104403b 645b 2efd 9719 4711bde279e1?t=1551306483797

Serviço

O MT Hemocentro é coordenador e referência em hematologia e hemoterapia em Mato Grosso e atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande, do Hospital Universitário Júlio Müller, do Hospital Municipal São Benedito e do Hospital Metropolitano de Várzea Grande. A unidade também é suporte para as 16 unidades de Coleta e Transfusão distribuídas na Hemorrede Estadual. Para mais informações ou para o agendamento de campanha para a coleta de doação, entre em contato pelo número: (65) 3623-0044.

Leia mais

MT Hemocentro intensifica coletas de sangue para reforço do estoque durante carnaval

[Continua depois da Publicidade]
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.