Maior superlua do ano ocorre nesta terça-feira

0

Nesta terça-feira, 19 de fevereiro ocorrerá a maior Super Lua do ano, quando a Lua, na fase cheia, parecerá maior e ficará ainda mais deslumbrante. Devido a um efeito de   ilusão de ótica a Lua parece maior próxima ao horizonte, e, por isso, ela parecerá maior na madrugada do dia 19, pouco antes dela se pôr, mas, ainda estará esplendorosa no começo da noite do dia 19, quando estiver se levantando, informou ao CenárioMT Telma Cenira Couto da Silva, doutora em Astronomia.

Uma Super Lua ocorre  quando o nosso satélite natural, na fase cheia ou, na fase nova, encontra-se no perigeu, ou, em  pelo menos 90% de sua máxima aproximação à Terra, de acordo com a definição de Richard Nolle que a nominou. Para o público em geral, uma Super Lua está associada à Lua na fase cheia, quando a beleza da Lua pode ser observada.


O fenômeno pode ser visto a olho nu, sem a necessidade de qualquer tipo de proteção ou equipamentos.

  Ataque em Suzano: 2 alunos permanecem internados

O termo superlua foi criado pelo astrólogo norte-americano Richard Nolle em 1979. Ele definiu como superlua as ocorrências de Lua cheia em que o satélite estivesse dentro da linha de até 90% do ponto mais próximo da Terra.